A pessoa adulta com dificuldade intelectual e desenvolvimental: olhares dos profissionais
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resumo
A perceção dos profissionais sobre a pessoa adulta com dificuldade intelectual e desenvolvimental (DID) influencia as relações interpessoais e a eficácia das suas intervenções. Escasseando investigações neste âmbito, esta comunicação em poster retrata uma dimensão de um estudo qualitativo e exploratório mais amplo realizado com dez profissionais de respostas sociais situadas no norte e interior de Portugal. Este estudo visa analisar as conceções dos profissionais sobre a pessoa adulta com DID com recurso a uma entrevista semiestruturada. Mediante análise de conteúdo identificaram-se quatro categorias: Dificuldades (F=10), Capacidades/Potencialidades (F=4), Dependência (F=2) e Direitos/Deveres (F=1). Apesar das diferentes perceções, predominou uma visão deficitária, patologizante, organicista e redutora, subestimando o potencial individual de desenvolvimento e aprendizagem da pessoa com DID. Com uma menor frequência emergiu o entendimento da mesma como um cidadão de pleno direito. Impõe-se uma reflexão sobre a forma como os profissionais compreendem a pessoa adulta com DID, respeitando a sua singularidade e potencialidade, e incentivando a sua autodeterminação e inclusão social.