Motivações para a elaboração do relatório de sustentabilidade: estudo de caso numa empresa do setor têxtil
Artigo de Conferência
Visão geral
Pesquisas
Ver Todos
Visão geral
resumo
A divulgação de informação no âmbito da sustentabilidade empresarial está
particularmente dirigida para as empresas de interesse público, razão particularmente apontada
para a reduzida taxa de adesão e para se considerar que as práticas de relato neste âmbito são
maioritariamente voluntárias. Por outro lado, há também quem defenda que as empresas
maiores e as que operam em setores de atividade mais sensíveis às questões ambientais e sociais
tendem a apresentar uma maior consciência e preocupação para com as gerações futuras. É
neste âmbito que se desenvolve esta investigação, ainda que particularmente dirigida para
responder à seguinte questão: o que leva as empresas a divulgar no âmbito da sustentabilidade
e como o fazem? Para lhe dar resposta, a investigação compreende uma revisão de literatura e
um estudo de caso, desenvolvido numa empresa do setor têxtil. Foi possível concluir que,
globalmente, há uma maior tendência para divulgar em empresas maiores e/ou que integrem
setores de atividade mais sensíveis às questões sociais e ambientais. Os resultados permitem,
ainda, apresentar a indústria têxtil como um exemplo paradigmático na área do desenvolvimento
sustentável e reforçar a tese de que o setor de atividade se apresenta como elemento
motivacional para divulgar neste contexto, independentemente do tamanho.