Esta investigação, de carácter descritivo e exploratório, teve como objectivo analisar o uso das TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação), segundo as ópticas do aluno e do professor. Para proceder à recolha dos dados, foram utilizados dois questionários de auto-preenchimento. Para aplicar os questionários foi solicitada, previamente, autorização ao Conselho Executivo das escolas. Os inquiridos foram informados que a resposta ao questionário era voluntária, confidencial e anónima e que os dados seriam tratados de forma agregada. Relativamente ao questionário dos alunos, foram seleccionadas duas turmas de cada ano do 3º ciclo, em duas escolas localizadas no Concelho de Vila Real. Os questionários foram aplicados em Janeiro de 2010. A amostra é composta por 111 alunos e 26 professores. Os dados foram editados e tratados com o programa PASW Statistics 18 (Predictive Analytics Software) com recurso à estatística descritiva.
Os resultados revelam que, quase, a totalidade (99,1%) dos alunos possui equipamentos informáticos em casa. O computador é, especialmente, usado em casa na elaboração de trabalhos escolares para a disciplina de Área de Projecto. Na elaboração dos trabalhos é também muito frequente o uso da internet, sendo que mais de metade dos alunos passa mais de 1 hora/semana na internet. Todos os alunos inquiridos assistiram a aulas em que se fez uso das TIC. As aplicações informáticas mais usadas foram o PowerPoint, o Word e o Internet Explorer.
Apear da formação dos professores em informática poder ser considerada incipiente, o uso do computador é uma prática generalizada, quer em termos profissionais quer pessoais. Profissionalmente, o computador é utilizado para elaborar fichas e testes, para enviar e receber e-mail e pesquisar na internet. As TIC são usadas pela grande maioria dos professores, embora, com maior frequência na disciplina de Área de Projecto. Os programas mais usados são o Word, o PowerPoint, Internet Explorer e o Excel nos quais registam níveis de conhecimento razoável ou bom. Os professores sentem necessidades formativas em alguns programas, designadamente, no Moodle, em programas educativos multimédia, entre outros. Os professores consideram que o uso das TIC em contexto educativo torna o seu trabalho mais interessante e simples. Contudo, o nível de conhecimentos do professor, a falta de meios técnicos, a dimensão e a pouca flexibilidade dos programas, são grandes obstáculos à integração e uso das TIC na sala de aula.