Identidade profissional e susceptibilidade ao Burnout em educadores sociais em formação Artigo de Conferência uri icon

resumo

  • Este estudo investiga a relação entre as concepções associadas à Identidade Profissional e as competências pessoais que podem ser indiciadoras da susceptibilidade ao burnout em alunos de uma Licenciatura em Educação Social. São investigados 157 dos 250 alunos que frequentam o curso, distribuídos pelos 3 anos. Os resultados da análise factorial mostram a existência de factores associados à Identidade Profissional que sustentam visões antagónicas da profissão. Mostram, ainda, a existência de duas tendências de factores associados à percepção da Realização; à Explicação para os Insucessos e às Estratégias para Lidar com os Insucessos e os Sucessos indiciadoras uma de maior outra de menor susceptibilidade ao burnout. A análise de correlações entre os factores mostra ser possível estabelecer dois perfis de resposta articulando as concepções da identidade profissional com as competências pessoais subjacentes às duas tendências referidas.

data de publicação

  • janeiro 1, 2008