Expectativas dos estudantes dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais da Escola Superior Agrária de Bragança: Resultados preliminares
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resumo
As formas de ensino destinadas aos adultos apresentam duas características em comum, nomeadamente, a participação
voluntária e a frequência de um curso que serve um objetivo específico. Embora alguns possam fazer a escolha e optem por
frequentar um curso por razões sociais e outros possam não saber claramente o que pretendem, todos eles têm em mente
um propósito e, se não o conseguirem alcançar, mais cedo ou mais tarde abandonarão o curso.
Esta investigação teve como objetivos conhecer as expectativas dos estudantes do Curso Técnico Superior Profissional que
frequentam; perceber que atributos consideram ser mais importantes para a sua escolha; e, identificar os fatores que mais
contribuíram para o nível de satisfação com o curso até ao momento. Foi desenvolvido um estudo quantitativo e
transversal baseado num questionário desenvolvido com base na literatura. O questionário foi administrado por e-mail,
durante o mês de janeiro de 2017, após obtida a autorização por parte dos responsáveis da instituição. Os dados foram
tratados com recurso ao software SPSS 23.0. Foram validados, até ao momento, 27 questionários de três localidades,
designadamente, Amarante (7,4%), Bragança (55,6%) e Marco de Canaveses (37%).
Os estudantes, com idades compreendidas entre os 18 e os 39 anos, são na sua maioria do género masculino (77,8%),
fazem parte de agregados familiares constituídos por 3 elementos (51,9%), com um rendimento mensal até 1000 euros
(65,6%). A maioria dos estudantes está deslocada (66,6%), a uma distância, igual ou superior, a 50 km da sua residência.
Relativamente aos fatores que motivaram a escolha e a frequência do curso, os mais valorizados foram, por ordem
decrescente de importância, o gosto pela área (88,9%), a possibilidade de poder continuar os estudos (37,0%), a influência
dos pais (33,3%) e o potencial do curso em termos de saídas profissionais (18,5%).
Melhorar as condições de funcionamento dos cursos deslocalizados e intensificar a relação aluno/escola pode contribuir
para a fidelização e aumento do nível de satisfação.