Este artigo analisa o caso de Montalegre, um concelho que soube criar marcas com autenticidade e
especializar-se na sua divulgação, o que lhe tem permitido levar a cabo diversos certames geradores de uma procura
turística diversificada ao longo de todo o ano. A Feira de Fumeiro, que se afirma como uma das mais dinâmicas do país, o
fenómeno das Sextas-feiras Treze, que consegue gerar uma grande procura turística na região, o Congresso de Medicina
Popular de Vilar de Perdizes, que celebra já a sua vigésima sétima edição, ou o Ecomuseu de Barroso, que funciona
como agente dinamizador da região, são alguns dos eventos abordados neste artigo. Com base na sua análise, o artigo
consubstancia um conjunto de contributos que podem ser úteis para muitos municípios rurais que continuam ainda a
subaproveitar o potencial de riqueza que têm a seu dispor. This article analyses the case of Montalegre, a county which has created and promoted brands with
authenticity. This strategy is on the basis of diverse events that have generated a tourism demand throughout the year.
The Feira do Fumeiro, which is one of the most dynamic in Portugal, the so-called Friday the Thirteenth, which attracts
a large number of tourists, the Congress of Traditional Medicine at Vilar de Perdizes, now celebrating its twenty seventh
edition, and the Ecomuseu do Barroso, which acts as a promoter of the region, are some of the events discussed in this
article. On the basis of their analysis, this article encompasses a number of contributions that are likely to be useful for
many rural municipalities that are still not exploring all the potential of their territories.