O projeto literatura de potencial receção infantojuvenil na promoção da educação inclusiva
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resumo
Nesta comunicação apresentamos um projeto que se insere no âmbito da promoção de valores para uma
educação inclusiva, que teve como finalidade explorar o tema “Diferença(s)”, articulando diferentes
instituições, cursos e unidades curriculares de Licenciatura da Escola Superior de Educação (ESE) do
Instituto Politécnico de Bragança (IPB). Envolveu a ESE-IPB e o Centro Social e Paroquial do Santo
Condestável (IPSS de Bragança). Este projeto decorreu no período temporal de 1 de janeiro a 31
de dezembro de 2019 e assumiu uma dupla vertente: a de articulação entre Unidades Curriculares da
Licenciatura em Educação Básica (Literatura Infantojuvenil e Expressão Dramática), e da Licenciatura
em Arte e Design (Introdução ao Design e Desenho Digital 2D) e destas com a comunidade, e a de
investigação que teve como objetivos averiguar as perceções dos alunos envolvidos acerca da sua
participação no projeto, no que respeita à sua formação pessoal e profissional, e perceber de que
forma estes alunos conseguem identificar valores humanos veiculados numa obra de potencial receção
infantojuvenil. Partiu-se de uma obra literária de um dos mais relevantes escritores da atualidade,
Richard Zimmler, intitulada Maria e Danilo e o Mágico Perdido, para desenvolver um conjunto de
ações articuladas quer com os alunos da ESE-IPB dos cursos envolvidos, quer com a Instituição
parceira. Assim, para além da descrição do projeto, apresentamos também resultados relativos à
componente investigativa.
Neste artigo apresentamos um projeto que se insere no âmbito da promoção de valores para uma Educação Inclusiva, que teve como finalidade explorar o tema “Diferença(s)”, articulando diferentes instituições, cursos e unidades curriculares de licenciaturas da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança (ESE-IPB). Envolveu a ESE- IPB e uma Instituição Particular de Solidariedade Social da cidade de Bragança, mais concretamente um Centro Social e Paroquial que possui a resposta social “Atividades de Tempos Livres”. Este projeto decorreu no período temporal de 1 de janeiro a 31 de dezembro de 2019 e assumiu uma dupla vertente: (1) a de articulação entre unidades curriculares da Licenciatura em Educação Básica (Literatura Infantojuvenil e Expressão Dramática) bem como da Licenciatura em Arte e Design (Introdução ao Design e Desenho Digital 2D) e destas com a comunidade; (2) a de investigação, que teve como objetivo, averiguar as perceções dos alunos envolvidos acerca da sua participação no projeto, no que respeita à sua formação pessoal e profissional e perceber de que forma estes alunos conseguem identificar valores humanos veiculados numa obra de potencial receção infantojuvenil. Debruçamo-nos, no contexto do trabalho que apresentamos nesta comunicação, na primeira vertente do projeto. Partiu-se de uma obra literária de um dos mais relevantes escritores da atualidade, Richard Zimmler, intitulada: Maria e Danilo e o mágico perdido, para desenvolver um conjunto de ações articuladas quer com os alunos da ESE-IPB dos cursos envolvidos, quer com a instituição parceira, ações essas que agora apresentamos. A possibilidade de as diferentes unidades curriculares, em cada uma das duas licenciaturas envolvidas, trabalharem em colaboração, complementando-se uma à outra, gerou nos alunos uma grande satisfação com a realização deste projeto. A experiência contribuiu para a construção de conhecimentos e habilidades dos alunos da ESE-IPB envolvidos, que se vão repercutir, certamente, na sua prática profissional futura.