Inovação em produtos tradicionais transmontanos: a perceção do consumidor acerca de novos produtos derivados da alheira Artigo de Conferência uri icon

resumo

  • A inovação é considerada impulsionadora do crescimento económico. No domínio dos produtos de consumo, a inovação é fundamental para gerar rentabilidade e crescimento, garantindo às empresas sucesso e a sua manutenção no mercado mesmo em tempos económicos e financeiros difíceis (Nielsen, 2015). As características sociodemográficas têm influência significativa no comportamento do consumidor no que diz respeito à adoção de novos produtos indicando que os consumidores mais jovens, que usufruem de rendimentos mais altos e que possuem níveis de escolaridade mais elevados tendem a aceitar as inovações de mercado mais rapidamente (Gatignon & Robertson, 1985; Wang, Dou & Zhou, 2008). Este trabalho faz parte de um projeto desenvolvido no âmbito do PRODER, medida 4.1-Cooperação para a inovação, dedicada ao desenvolvimento de novos produtos derivados da alheira, nomeadamente, snacks com recheio de alheira e, resulta de uma parceria criada entre uma unidade de investigação e uma empresa industrial.
  • This work is part of a project developed under PRODER, measure 4.1-Cooperation for innovation, dedicated to the development of new products derived from alheira, namely, snacks with alheira filling. It results from a partnership between a research unit and an industrial company. Tasting tests were developed in which 129 individuals, aged between 18 and 90 years, with a mean age of 56.4 years (SD = 16,244) participated. Most participants found the new product agreeable or very agreeable referring their intention to purchase the product when the product will be available for sale. The results showed that there is great acceptability of the new product by consumers. That gives the company the possibility to diversify its products and increase its economic results.

data de publicação

  • janeiro 1, 2018