Preferências e hábitos de compra do consumidor de castanha em Portugal
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resumo
A presente investigação visa conhecer as preferências e os hábitos de
compra do consumidor da castanha. Para tal, realizou-se um estudo
transversal com base numa amostra não probabilística de 320 indivíduos
com idades compreendidas entre 18 e 66 anos. Os inquiridos possuíam,
predominantemente, habilitações literárias até ao ensino secundário
(71,3%) e usufruíam de um rendimento mensal até 1160 euros (53,8%). A
maioria dos consumidores consome castanhas (78,4%) duas ou mais vezes
por ano (50,3%) opta, frequentemente, pela castanha convencional local
(55,6%) ou nacional (50,2%) e prefere consumir a castanha assada em casa
(69,3%), cozida (66,4%) ou fresca (61,9%). Quanto ao comportamento de
compra, aproximadamente, 67,8% dos consumidores têm por hábito
comprar castanha fresca e fazem-no ocasionalmente (48,9%) em lojas
comerciais (46,6%), feiras (45,4%) ou diretamente ao produtor (41,4%) e
preferem a compra a granel (60,1%). Os atributos mais valorizados são a
qualidade (73,3%), o tamanho (66,9%) e o preço (61%). Compram em média
6,5 Kg/ano e consideram razoável, em média, o preço de 3 €/Kg. Todavia, as
evidências mostram que os consumidores ainda desconhecem o elevado
potencial da castanha como ingrediente, pelo que devem ser desenvolvidos
esforços de divulgação e desenvolvimento de novos produtos alimentares e
de higiene, entre outros.
A presente investigação visa conhecer as preferências e os hábitos de compra do consumidor da castanha. Para tal, realizou-se um estudo transversal com base numa amostra não probabilística de 320 indivíduos com idades compreendidas entre 18 e 66 anos. Os inquiridos possuíam, predominantemente, habilitações literárias até ao ensino secundário (71,3%) e usufruíam de um rendimento mensal até 1160 euros (53,8%). A maioria dos consumidores consome castanhas (78,4%) duas ou mais vezes por ano (50,3%) opta, frequentemente, pela castanha convencional local (55,6%) ou nacional (50,2%) e prefere consumir a castanha assada em casa (69,3%), cozida (66,4%) ou fresca (61,9%). Quanto ao comportamento de compra, aproximadamente, 67,8% dos consumidores têm por hábito comprar castanha fresca e fazem-no ocasionalmente (48,9%) em lojas comerciais (46,6%), feiras (45,4%) ou diretamente ao produtor (41,4%) e preferem a compra a granel (60,1%). Os atributos mais valorizados são a qualidade (73,3%), o tamanho (66,9%) e o preço (61%). Compram em média 6,5 Kg/ano e consideram razoável, em média, o preço de 3 €/Kg. Todavia, as evidências mostram que os consumidores ainda desconhecem o elevado potencial da castanha como ingrediente, pelo que devem ser desenvolvidos esforços de divulgação e desenvolvimento de novos produtos alimentares e de higiene, entre outros.This research intends to identify the preferences and the purchase habits of the chestnut consumer. A cross-sectional study was carried out based on a non-probabilistic sample of 320 individuals aged between 18 and 66 year old. The majority of the respondents had a schooling level up to secondary education (71.3%) and a monthly income up to 1160 euros (53.8%). Most consumers consume chestnuts (78.4%) two or more times a year (50.3%). About 67.8% of consumers purchase fresh chestnuts and occasionally do so (48.9%) in commercial stores (46.6%), fairs (45.4%) or directly to the producer (41.4%). They prefer to buy the chestnut unpackaged (60.1%) and the most valued attributes are quality (73.3%), size (66.9%) and price (61%). They buy, on average, 6.5 Kg/year and the price considered reasonable is, on average, 3 €/kg. Consumers still ignore the high potential of chestnut as an ingredient. So, efforts should be made to promote and develop new food, hygiene and other products derived from chestnut.