O papel dos estágios na preparação da transição ensino superior-mercado de trabalho
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Nos últimos anos aumentaram as pressões exercidas sobre as Instituições de Ensino Superior (IEs) para que, além da educação/formação, também assumam responsabilidades no âmbito da inserção profissional dos seus diplomados. O mercado de trabalho está cada vez mais exigente, competitivo e volátil, com contornos imprecisos e facilitador da construção de percursos menos previsíveis e não lineares. Por outro lado, constata-se uma proliferação sem precedentes na oferta de formação de nível superior, bem como a emergência de uma lógica de avaliação das IEs assente em critérios de eficiência como, por exemplo, os relacionados com o grau de empregabilidade dos seus diplomados. Os estágios, ao propiciarem uma aproximação dos estudantes à realidade profissional e ao mercado de trabalho, tornaram-se numa prática amplamente difundida na maioria dos currículos das IES. É objetivo da presente comunicação refletir sobre o potencial dos estágios enquanto instrumentos de promoção do desenvolvimento vocacional e propor recomendações sobre como intencionalizar estas experiências tendo em vista a preparação da transição para o mercado de trabalho dos estudantes. Não apenas este é um tópico em que escasseia literatura, mas também é nossa contenção de que nem sempre os benefícios que podem advir dos estágios são devidamente otimizados pelas IEs.