Objetivo: A necessidade de clarificar estratégia, dar maior relevo aos processos de aprendizagem organizacional, melhorar a comunicação, o trabalho em equipa ou a motivação, apela ao uso de ferramentas que facilitem a planificação e o controlo e ajudem a decidir melhor e de forma mais sustentada. É neste âmbito que se desenvolve esta investigação, com o objetivo elaborar uma proposta de Balanced Scorecard (BSC) para promover a sua implementação na empresa Ypsilon.
Metodologia: A investigação segue uma metodologia qualitativa com recurso a um estudo de caso exploratório. Realizada no seu contexto real, uma vez que é o próprio investigador que vai para o terreno fazer uma análise direta e recolher dados observando as pessoas e os procedimentos instituídos, analisando documentos e entrevistando, a informação a utilizar tem origem em fontes de dados diversas.
Resultados: O trabalho desenvolvido permitiu concluir que o ambiente económico incita as empresas a avaliarem e controlarem as suas ações e que o BSC as pode ajudar nessa missão. No âmbito da empresa Ypsilon foi possível identificar debilidades e limitações, designadamente que apenas se avalia e valoriza os ativos tangíveis, ainda que demonstrando grande preocupação com a qualidade, a competência, a satisfação, a eficiência na utilização dos recursos e o desenvolvimento organizacional, o que nos leva a acreditar estarem reunidas as condições para a implementação, com sucesso, do BSC.
Originalidade/valor: O BSC e a perceção de que a sua implementação desencadeará a mudança necessária.