Discriminação no quotidiano: vivências estudantis.
Artigo de Conferência
Visão geral
Pesquisas
Informação adicional documento
Ver Todos
Visão geral
resumo
Neste estudo, a interculturalidade constitui-se como um tema direcionado para o difícil reconhecimento de identidades étnicas e dos direitos, consequente do crescente fluxo migratório de estudantes no contexto do ensino superior. Sendo um conceito relacional, não deve restringir-se apenas à solidariedade e hospitalidade, mas contemplar a revisão de princípios ético-morais da vida coletiva da sociedade de acolhimento. Neste âmbito, este estudo visa (i) analisar a discriminação que ocorre nas vivências quotidianas e as reações dos envolvidos e (ii) compreender insights úteis a perseguir nos contextos do ensino superior. Participaram 50 estudantes, de ambos os sexos, com idades dos 18 aos 25 anos e de diversas nacionalidades. Nesta investigação exploratória e qualitativa foi desenvolvido um questionário composto por três questões fechadas (dados sociodemográficos) e uma aberta (relato de uma situação de discriminação, vivenciada pelo próprio
ou outros próximos). Destaca-se uma predominância de discriminação racial manifesta, sobretudo, ao longo da escolaridade e de reações predominantemente passivas e conformistas. Depreende-se deste estudo, a necessidade de desenvolver estratégias nos contextos formativos, em estreita sinergia com as entidades locais, a fim de assegurar intervenções estruturadas e estruturantes no sentido de uma ética relacional com o outro.