1/4 de artes: STEAM atrás da orelha Artigo de Conferência uri icon

resumo

  • O ritmo acelerado das constantes transformações da sociedade contemporânea convoca e provoca profundas mudanças nos modelos de trabalho, lazer e relações sociais, tornando cada vez mais notória a necessidade de a educação adicionar novos padrões de forma a acompanhar a mudança global, guiando e preparando os alunos na resposta aos desafios e problemáticas do sec. XXI. Na direção de integrar o potencial das linguagens e sensibilidades artísticas, o presente trabalho relata um projeto artístico desenvolvido no campo de ação do doutoramento, tendo como objetivo a criação de um espaço de aprendizagem integrada (Laboratório STEAM) para a conceção de ações exploratórias de aquisição de competências (artísticas, educativas e relacionais) através de experiências práticas/artísticas num contexto real, colocando sucessivos desafios. Estas ações são eminentemente experimentais, destinadas a professores e estudantes do 1.o ciclo do Ensino Básico, de forma a proporcionar oportunidades de assimilação de sensações/emoções/aprendizagens de uma forma incorporada e integrada. Tendo como ponto de partida um conjunto de obras de arte (O quarto em Arles) de Vincent Van Gogh, para o desenvolvimento de competências, como a colaboração e a sensibilidade para o sentido estético-artístico trabalhadas no Laboratório STEAM, dando origem a 4 obras de arte de criação colaborativa por parte dos alunos, com as caraterísticas do estilo do artista.

data de publicação

  • janeiro 1, 2023