Participação cívica de pessoas mais velhas: dinâmicas de educação participativa num projeto de investigação-ação
Artigo de Conferência
Visão geral
Pesquisas
Informação adicional documento
Ver Todos
Visão geral
resumo
O projeto de participação cívica de pessoas mais velhas nas Universidades Seniores e na comunidade local (Projeto [H]OLD ON) enquadra-se numa abordagem que valoriza as comunidades enquanto espaços de educação e de aprendizagem ao longo da vida, promovendo uma cidadania ativa (Canário, Vieira, & Capucha, 2019). De modo a identificar áreas de intervenção, nas fases iniciais de implementação do projeto foram dinamizadas atividades de apresentação e autoconhecimento, e ainda outras dirigidas para a identificação de competências pessoais e do grupo. Numa fase seguinte, as atividades foram orientadas para as necessidades da comunidade, de modo a preparar a intervenção no contexto local, no sentido de destacar o potencial da comunidade, através do contributo de projetos de desenvolvimento comunitário. Este projeto cruza duas dimensões estruturais: a educação e a investigação participativas (Hearne & Murphy, 2019). Ao longo deste processo houve necessidade de relatar o progresso de implementação do projeto, pelo que neste artigo dá-se conta da análise das dinâmicas de educação participativa do projeto em ação, com o objetivo de analisar a conceção, implementação e avaliação das atividades. Foi utilizada uma metodologia predominantemente qualitativa, de análise de conteúdo dos dados recolhidos a partir dos instrumentos elaborados pela equipa responsável pelo projeto e também documentos produzidos pelos participantes. Os resultados permitiram coligir a diversidade de dados, numa perspetiva crítica, que pode contribuir para a dinamização de futuros projetos desta natureza, para além da consciencialização dos próprios intervenientes para o seu potencial de intervenção e participação cívica na comunidade.