Visão e estratégia da gestão sobre a pedagogia no ensino superior Artigo de Conferência uri icon

resumo

  • As instituições do ensino superior são confrontadas, na atualidade, com diversos desafios, para garantir e fomentar o ensino de qualidade. Para cumprir tal aspiração, precisam de assegurar que a educação que oferecem responde às expectativas dos alunos, às exigências do mercado de trabalho e das organizações empregadoras. Contudo, as instituições de ensino superior são organizações complexas que necessitam de alinhar a sua visão e estratégia com práticas inovadoras de ensino-aprendizagem. Desenvolver instituições como comunidades de aprendizagem, abertas à discussão e à partilha das práticas pedagógicas, requer liderança, colaboração e formas de abordar as tensões entre os agentes de mudança e aqueles que relutam em mudar. Implica, por isso, a escuta de todos, a sua integração nos processos em desenvolvimento e o respeito pelo tempo, ritmo e conceção de cada professor. Este processo envolve várias dimensões, incluindo o design dos currículos e conteúdos dos cursos, uma variedade de contextos de aprendizagem (incluindo estudo autónomo guiado, aprendizagem baseada em projetos, aprendizagem colaborativa, estudos de caso, entre outros) e o reconhecimento da avaliação enquanto elemento estruturante da aprendizagem, o que implica da parte do professor a adoção de diferentes momentos e instrumentos de avaliação e do uso de feedback constante. A literatura de referência sobre a pedagogia no ensino superior tem relevado que promover o ensino de qualidade é um esforço a múltiplos níveis interdependentes, onde se cruzam as ações institucionais ao nível da gestão, da gestão intermédia e de cada professor individualmente. Este enquadramento corporiza o esforço que o Instituto Politécnico de Bragança se encontra a realizar neste momento, no sentido de garantir a qualidade do ensino, ao nível dos currículos, dos processos e das estratégias de ensino-aprendizagem. O estudo que se apresenta nesta comunicação pretende dar conta da visão e estratégia desta instituição no sentido de promover a qualidade do ensino, a alteração das práticas pedagógicas dos docentes e o desenvolvimento de projetos inovadores com reflexo no perfil dos futuros profissionais. Metodologicamente, o estudo segue uma abordagem descritiva e interpretativa, usando como técnicas de recolha de dados o inquérito por questionário. As respostas dadas por membros da gestão, da gestão intermédia e dos responsáveis pedagógicos permitem compreender as visões de todos estes atores.

data de publicação

  • janeiro 1, 2019