Estudo da perceção de competência física de crianças da educação pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico
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resumo
A competência física é um fator essencial para o desenvolvimento das crianças, relacionando-se ativamente
com a determinação na prática de atividade física. O objetivo do presente estudo consistiu em caracterizar a
autoperceção de competência física de crianças da educação pré-escolar e de alunos do 1.º ciclo de ensino
básico (CEB), por sexo e ano escolar (pré-escolar, 1.º e 2.º ano do CEB). A metodologia utilizada para a
caracterização da competência física baseou-se na aplicação da Escala Pictórica de Competência Percebida e
Aceitação Social para Crianças (Harter & Pike, 1984; Mata, Monteiro & Peixoto, 2008). A amostra foi constituída por 35 crianças, sendo 19 pertencentes à educação pré-escolar e 16 ao 1.º CEB. No que diz respeito aos resultados foram registados bons níveis de autoperceção da competência física, quer das crianças do préescolar (3,26 ± 0,40) quer nos alunos do 1.º CEB (3,33 ± 0,36). Os resultados apontam, ainda, para a inexistência
de diferenças significativas entre sexos (p=0,554) e entre as crianças do ensino pré-escolar e do 1.º CEB (p=0,844).