TIC e ensino da diversidade linguística na aula de PLNM
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Visão geral
resumo
As atividades pedagógico-didáticas de promoção da consciência linguística visam a
descoberta autónoma, por parte dos alunos, das regras subjacentes ao funcionamento
linguístico de determinada estrutura da língua. Promovendo o foco na forma,
simultaneamente, dão a oportunidade de comunicar. De acordo com Ellis & Shintani (2014, p.
26), nos objetivos do ensino da língua não cabe apenas o desenvolvimento da competência
comunicativa dos estudantes, deve caber também a promoção do saber ser e do saber estar
no mundo, que permita aos alunos a reflexão crítica sobre os valores, as atitudes e crenças.
A aula de variação linguística deve favorecer essa competência existencial, facilitando “o
desenvolvimento de “uma personalidade intercultural” (Conselho da Europa, 2001, p. 153),
que configura um fim educativo relevante. Assim, tendo em vista o ensino-aprendizagem de
variedades do português faladas em Portugal (PE) e no Brasil (PB), no nível lexical (Mateus,
2003, p. 50-51), neste trabalho, apresentam-se tarefas a realizar por alunos de PLNM, a partir
de um nível de proficiência linguística intermédio, utilizando o “Corpus do Português”,
disponível online em www.corpusdoportugues.org. Nesse sentido, apresentar-se-á uma
proposta didática de estudo da variação linguística através da extração e análise de
concordâncias no “Corpus do Português” que permitam a exemplificação de variedades
lexicais do português faladas em Portugal e no Brasil, convocando as TIC para a aula de
PLNM e preconizando a utilização de programas informáticos que possibilitam aos alunos
a extração de dados linguísticos no seu contexto real de ocorrência.