Com a integração da ergonomia na cirurgia laparoscópica espera-se que, os vários proble-mas ergonómicos associados a este tipo de cirurgia, sejam solucionados, ou então, amenizados, diminuindo as queixas por parte dos profissionais.
Existem diversos problemas associados à ergonomia da cirurgia laparoscópica, tais como a postura adotada pelos cirurgiões, a posição da mesa operatória, a posição dos pedais e dos mo-nitores, a configuração dos manípulos dos instrumentos utilizados e o tamanho das mãos dos cirurgiões, subjacente a todos os fatores anteriormente descritos encontram-se problemas físi-cos. Muitos cirurgiões têm relatado diferentes problemas físicos, tais como, parestesia, sín-drome do túnel cárpico e tendinites, entre outros. Isto levou a ponderar o desenvolvimento de instrumentos de medição dos esforços das mãos dos cirurgiões, de forma a que fosse possível implementar medidas de melhoria da ergonomia dos instrumentos.
Assim, o presente trabalho consistiu em medir e avaliar os esforços exercidos pelos dedos numa amostra de 56 indivíduos, em que 27 são do sexo feminino e 29 são do sexo masculino. Para tal foi construída uma plataforma de medição dos esforços dos dedos e outra para a medi-ção do seu comprimento. Após a aquisição dos dados estes foram processados e analisados, respetivamente, no software Excel e no software de tratamento estatístico IBM SPSS, no sen-tido de se conseguir afirmar qual o esforço realizado por cada dedo, com pertinência na cirurgia laparoscópica.
No software IBM SPSS realizou-se o processamento dos dados através do cálculo do coe-ficiente de correlação do Rho de Spearman, que permite medir a intensidade da relação entre duas variáveis ordinais, e do teste de Mann-Whitney, este testa a igualdade das medianas das
vi
variáveis. Através do coeficiente de Rho de Spearman foi possível estabelecer a correlação entre o comprimento e a força aplicada por cada dedo. Já pelo teste de Mann-Whitney foi pos-sível estabelecer a relação entre o género e o comprimento dos dedos, e entre o género e a força aplicada por cada dedo.
Partindo dos resultados obtidos espera-se que seja possível dar continuidade ao trabalho desenvolvido, através dos dados será possível construir um manípulo laparoscópico instrumen-tado para a medição de esforços. Sendo que estes iram ser medidos, não só em ambiente de simulação como em ambiente de bloco operatório. Na esperança de melhorar a ergonomia dos manípulos dos instrumentos laparoscópicos e consequentemente a ergonomia da cirurgia lapa-roscópica.