Escolas transformadoras: uma oportunidade de integração institucional da educação para o desenvolvimento Artigo de Conferência uri icon

resumo

  • O trabalho que se apresenta pretende compreender de que forma a aprendizagem cooperativa entre pares e as metodologias ativas podem ser introduzidas no contexto das unidades curriculares, suscitando uma atitude diferente por parte de todos os indivíduos em presença, de forma a potenciar a consciência de uma cidadania global ao mesmo tempo que se desenvolvem competências técnicas e tecnológicas e se adquire conhecimento científico. Através do projeto Escolas Transformadoras: contributos para uma mudança social a partir da Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global na Escola, que decorreu entre 2018 e 2020, foi possível promover a integração curricular temática e metodológica da Educação para o Desenvolvimento/Educação para a Cidadania Global (ED/ECG) em todas as unidades orgânicas do IPBeja. É um caminho cheio de encruzilhadas que vamos trilhando paulatinamente, a ritmos diferentes e com diferentes pessoas. As aprendizagens cooperativas entre pares e a criação de espaços de diálogo têm sido fundamentais para diagnosticar situações/problemas e avançar com potenciais soluções, tornando as pessoas envolvidas mais sensíveis à interação que se estabelece entre IPBeja e comunidade (s) envolvente(s). Capacitar todas e todos os que fazem parte de instituições do ensino superior e outras organizações, de que é fundamental aliar o progresso científico, técnico e tecnológico às questões de cidadania, pode e deve ser uma prioridade da comunidade educativa à qual o IPBeja não pode ser alheio. As mudanças rápidas a que temos assistido nas vidas das pessoas obrigam a uma atenção constante e redobrada às questões técnicas e tecnológicas, confrontando-nos com realidades onde a ciência e os diferentes campos do saber nem sempre têm em conta outras necessidades humanas. O caminho comum desenhado ao longo dos dois anos de projeto pelo IPBeja (e pelas entidades parceiras), no envolvimento e formação de docentes de diferentes níveis de ensino para ED/ECG, permite-nos constatar as vantagens de a(s) Escola(s) contribuir(em) para a construção de uma sociedade na qual estudantes e docentes sejam capazes de desenvolver pensamento crítico, intervir ativamente nos problemas sociais contemporâneos e assumir uma cidadania plena.

autores

  • Raposo, Albertina
  • Piedade, Ana P.
  • Bergano, S.
  • Pataca, Teresa
  • Martins, Cristina
  • Silveira, Margarida
  • Rodrigues, Maria José Afonso Magalhães
  • Marques, Hugo
  • Lacerda, Isabel
  • Fernandes, M.
  • Uva, Marta
  • Teixeira, Leonor Dias
  • Colaço, Susana
  • Coelho, LaSalete

data de publicação

  • maio 1, 2022