Escolas transformadoras: uma oportunidade de integração institucional da educação para o desenvolvimento
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Visão geral
resumo
O trabalho que se apresenta pretende compreender de que forma a aprendizagem
cooperativa entre pares e as metodologias ativas podem ser introduzidas no contexto das
unidades curriculares, suscitando uma atitude diferente por parte de todos os indivíduos em
presença, de forma a potenciar a consciência de uma cidadania global ao mesmo tempo que
se desenvolvem competências técnicas e tecnológicas e se adquire conhecimento científico.
Através do projeto Escolas Transformadoras: contributos para uma mudança social a partir
da Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global na Escola, que decorreu
entre 2018 e 2020, foi possível promover a integração curricular temática e metodológica
da Educação para o Desenvolvimento/Educação para a Cidadania Global (ED/ECG) em
todas as unidades orgânicas do IPBeja. É um caminho cheio de encruzilhadas que vamos
trilhando paulatinamente, a ritmos diferentes e com diferentes pessoas. As aprendizagens
cooperativas entre pares e a criação de espaços de diálogo têm sido fundamentais para
diagnosticar situações/problemas e avançar com potenciais soluções, tornando as pessoas
envolvidas mais sensíveis à interação que se estabelece entre IPBeja e comunidade (s)
envolvente(s). Capacitar todas e todos os que fazem parte de instituições do ensino superior
e outras organizações, de que é fundamental aliar o progresso científico, técnico e
tecnológico às questões de cidadania, pode e deve ser uma prioridade da comunidade
educativa à qual o IPBeja não pode ser alheio. As mudanças rápidas a que temos assistido
nas vidas das pessoas obrigam a uma atenção constante e redobrada às questões técnicas e
tecnológicas, confrontando-nos com realidades onde a ciência e os diferentes campos do
saber nem sempre têm em conta outras necessidades humanas. O caminho comum
desenhado ao longo dos dois anos de projeto pelo IPBeja (e pelas entidades parceiras), no
envolvimento e formação de docentes de diferentes níveis de ensino para ED/ECG,
permite-nos constatar as vantagens de a(s) Escola(s) contribuir(em) para a construção de
uma sociedade na qual estudantes e docentes sejam capazes de desenvolver pensamento
crítico, intervir ativamente nos problemas sociais contemporâneos e assumir uma cidadania
plena.