Este trabalho teve como principal objectivo estudar a variação do tamanho dos testículos de um grupo de carneiros da raça Churra Galega Bragançana, ao longo de um ano.
Neste sentido, na cidade de Bragança (latitude 41° 49' N, longitude 6° 40' W e altitude 720 metros), mais precisamente na Quinta de Santa Apolónia, pertencente à Escola Superior Agrária de Bragança (ESAB), 16 carneiros desta raça, todos eles com 3 anos de idade, foram sujeitos à determinação do perímetro escrotal e do comprimento, diâmetro e volume testiculares.
O diâmetro testicular alcançou os seus valores mais elevados na Primavera e os mais baixos no Inverno e no Verão. Os valores deste parâmetro verificados no Outono não diferiram significativamente dos observados nas restantes estações do ano. O perímetro escrotal e o comprimento e volume testiculares aumentaram significativamente do Outono para o Inverno, diminuíram marcadamente na Primavera e permaneceram baixos no Verão. De entre estas medidas, apenas o perímetro escrotal se mostrou claramente mais elevado no Outono do que na Primavera e no Verão.
autores
Teresa Maria Montenegro de Araújo Almendra Correia