Este trabalho teve como principal objectivo estudar a variação do comportamento sexual de carneiros da raça Churra Galega Bragançana, ao longo de um ano.
Neste sentido, na cidade de Bragança (latitude 41° 49' N, longitude 6° 40' W e altitude 720 metros), mais precisamente na Quinta de Santa Apolónia, pertencente à Escola Superior Agrária de Bragança (ESAB), 16 carneiros desta raça, todos eles com 3 anos de idade, foram submetidos à determinação do número total de saltos efectuados, do tempo de reacção, do número de falsas tentativas de cavalgamento realizadas entre saltos e da duração dos intervalos de tempo produzidos entre eles.
Os carneiros Churros Bragançanos executaram menos saltos por sessão de recolha de dados no Inverno do que no Verão ou no Outono; este parâmetro não variou significativamente nestas duas últimas estações do ano. O número total de saltos efectuados por sessão na Primavera foi estatisticamente igual ao observado nas restantes estações do ano. Neste trabalho, a um aumento do intervalo entre saltos correspondeu uma diminuição no número total de saltos realizados por sessão de recolha de dados.
autores
Teresa Maria Montenegro de Araújo Almendra Correia