O papel da Escola na promoção do empreendedorismo: a perspetiva dos alunos de uma instituição pública portuguesa de ensino superior
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resumo
O empreendedorismo como impulsionador do
desenvolvimento socioeconómico de um país é, atualmente, uma competência
fundamental nas estratégias educativas definidas pela União Europeia. De
facto, alcançar uma massa crítica de jovens empreendedores requer um
investimento a longo prazo no desenvolvimento do capital humano. Por outro
lado, a promoção de uma atividade empresarial efetiva entre os jovens faculta
a sua integração no mundo laboral e o aproveitamento do seu potencial para
o desenvolvimento sustentável das regiões (Schøtt, Kew & Cheraghi, 2015).
Hoje considera-se que o empreendedorismo pode ser instigado pela
socialização e educação e as competências empreendedoras aprendidas
através do ensino e formação (Hoffmann et al., 2005, Schøtt, Kew & Cheraghi,
2015). Neste sentido, tem sido enfatizado o papel Instituições de Ensino
Superior – IES na transferência de tecnologia e inovação e no reforço do
compromisso com a educação em empreendedorismo. Espera-se que as IES,
contribuam para o desenvolvimento de características e atitudes
empreendedoras nos diplomados, permitindo-lhes aceder ao emprego ou
criar o seu próprio negócio através da oferta de educação em
empreendedorismo (Moreira, 2017).
Este trabalho tem por objetivo analisar as perceções e comportamentos
dos estudantes de uma IES pública portuguesa face à criação de novos
negócios e verificar se existe associação entre o perfil dos estudantes (ano
frequentado, experiência profissional e empreendedora) e a sua apreciação
relativamente aos incentivos ao empreendedorismo que a IES deveria
disponibilizar aos alunos (proxy dos constrangimentos ao desenvolvimento do
potencial empreendedor dos estudantes).