O papel da Escola na promoção do empreendedorismo: a perspetiva dos alunos de uma instituição pública portuguesa de ensino superior Artigo de Conferência uri icon

resumo

  • O empreendedorismo como impulsionador do desenvolvimento socioeconómico de um país é, atualmente, uma competência fundamental nas estratégias educativas definidas pela União Europeia. De facto, alcançar uma massa crítica de jovens empreendedores requer um investimento a longo prazo no desenvolvimento do capital humano. Por outro lado, a promoção de uma atividade empresarial efetiva entre os jovens faculta a sua integração no mundo laboral e o aproveitamento do seu potencial para o desenvolvimento sustentável das regiões (Schøtt, Kew & Cheraghi, 2015). Hoje considera-se que o empreendedorismo pode ser instigado pela socialização e educação e as competências empreendedoras aprendidas através do ensino e formação (Hoffmann et al., 2005, Schøtt, Kew & Cheraghi, 2015). Neste sentido, tem sido enfatizado o papel Instituições de Ensino Superior – IES na transferência de tecnologia e inovação e no reforço do compromisso com a educação em empreendedorismo. Espera-se que as IES, contribuam para o desenvolvimento de características e atitudes empreendedoras nos diplomados, permitindo-lhes aceder ao emprego ou criar o seu próprio negócio através da oferta de educação em empreendedorismo (Moreira, 2017). Este trabalho tem por objetivo analisar as perceções e comportamentos dos estudantes de uma IES pública portuguesa face à criação de novos negócios e verificar se existe associação entre o perfil dos estudantes (ano frequentado, experiência profissional e empreendedora) e a sua apreciação relativamente aos incentivos ao empreendedorismo que a IES deveria disponibilizar aos alunos (proxy dos constrangimentos ao desenvolvimento do potencial empreendedor dos estudantes).

data de publicação

  • janeiro 1, 2017