Igualdade de género: uma revisão sistemática da literatura com o foco nas crianças e nos agentes educativos Artigo de Conferência uri icon

resumo

  • A identidade das crianças é uma construção social, influenciada pelos agentes educativos e culturais e pelos instrumentos da cultura: família, escola, grupo de pares, grupos sociais, tradições, livros, os media, o património (cultural e natural), entre outros. As crianças aprendem papéis de género não só em contextos de aprendizagem formal como escola, mas também em contextos informais, como a família, os vizinhos. Um dos objetivos de desenvolvimento sustentável definido pela Organização das Nações Unidas em 2015 envolve a garantia de uma educação de qualidade inclusiva e equitativa, promovendo aprendizagens ao longo da vida. Para tal, é importante a realização de reflexões críticas e sistemáticas sobre os estudos atuais, de forma a poder melhorar e complementar a literatura existente. Esta investigação teve como objetivo fazer um estudo sobre o estado da arte no que se refere à igualdade de género aos olhos dos agentes educativos (educadores, professores e pais) e das crianças e jovens. Trata-se de uma investigação interpretativa, sustentada por uma revisão sistemática da literatura suportada por artigos e investigações de referência sobre o tema. Recorreu- se à análise de conteúdo como forma de interpretação e cruzamento de dados. Dos resultados obtidos verificamos que, embora vários estudos se refiram à importância da promoção de uma educação igualitária, deparamo-nos com um défice relativamente à visão dos professores, educadores e pais/mães. Salienta-se, por isso, que o tema da igualdade de género ainda é bastante atual e carece de algumas investigações.

data de publicação

  • janeiro 1, 2021