Tendências da produção e mercados da castanha em Portugal Artigo de Conferência uri icon

resumo

  • A castanha foi já conhecida como o “petróleo de Trás-os-Montes”, tal a sua importância para a economia regional. Atualmente, este fruto debate-se com vários desafios (e.g., alterações climáticas, doenças e pragas, e evolução demográfica e dos mercados) que ameaçam o seu futuro. Neste contexto, esta comunicação visa contribuir para a sustentabilidade da produção nacional de castanha. Para tal, analisam-se as estatísticas anuais (2006-2016) do mercado nacional de castanha, complementadas por outras fontes primárias e secundárias, por forma a estabelecer correlações para identificar constrangimentos e potencialidades da fileira. Os resultados mostram um acréscimo global da superfície de souto embora aliado a uma queda da produtividade, dificultando a capacidade de abastecimento do mercado nacional. Os mercados de produção exibem uma tendência global de acréscimo do preço, com exceção para a variedade Longal, em Trás-os- Montes. As dificuldades ao nível da produção são agravadas com problemas na comercialização, nomeadamente a homogeneidade reduzida dos lotes, a predominância de circuitos de comercialização longos, o elevado peso do mercado paralelo, o individualismo e falta de coesão entre os diferentes elos da cadeia de valor e a concorrência desleal da castanha originária de países extracomunitários, sujeita a normas legais menos restritivas.

data de publicação

  • janeiro 1, 2018