Convergências entre gerir e pensar design como condição sine qua: incrementar valor aos serviços Teses uri icon

resumo

  • Este trabalho de investigação tem por objetivo expor a convergência entre a gestão e o design evidenciada pelo pensamento em design (Design Thinking) como ferramenta estratégica e inovadora para incrementar valor aos serviços. A autora Best (2010) afirma que a gestão do design é um papel de liderança, um papel que requer que se explique, inspire, se persuada e se demonstre como o design pode contribuir para a organização de muitas formas variadas. Que este está intrinsecamente ligado aos negócios, de forma que tanto pode adicionar como criar valor. Segundo Ruão (2008), os ativos intangíveis, como a identidade, a imagem, a reputação ou a marca, têm uma importância crescente na gestão das instituições de ensino superior. Neste sentido a pertinência da investigação justifica-se pela necessidade premente da reestruturação estratégica das empresas do sector face ao cenário de crise atual. Face a este novo contexto em que as Instituições de Ensino Superior entraram numa conjuntura dita “de mercado”, onde a sustentabilidade exige agora uma orientação mais empresarial, os fatores intangíveis surgem como elementos muito valiosos. O campo de análise do estudo compreende a convergência entre design e gestão como alavanca estratégica no sector dos serviços, nomeadamente no Instituto Politécnico de Bragança. O trabalho aborda teoricamente as questões relacionadas com a gestão do design, o pensar design nos serviços, a identidade e a imagem corporativa (Reputação Corporativa). O estudo de caso centra-se no Instituto Politécnico de Bragança averiguando, como a gestão do design poderá contribuir estrategicamente para compreender quais os pontos fracos e as necessidades de design da instituição e transformá-los em vantagem competitiva, assim como investigar se a perceção que o Staff (Diretores, Docentes e Colaboradores) tem da sua identidade corresponde à imagem percebida pelo seu público (estudantes). Os principais resultados permitem concluir que de forma geral o IPB apresenta uma Reputação Corporativa positiva para os atributos da imagem em estudo (Website, Identidade visual, Publicidade e Ambiente). É possível verificar a existência de diferenças na perceção que o Staff tem da sua identidade e a imagem percebida pelos Estudantes, o que permite perceber que ações a organização poderá fazer no sentido de alinhar a sua Reputação Corporativa de forma a que esta seja percebida de maneira positiva onde apresenta pontos negativos.

autores

  • Maduro, S.

data de publicação

  • janeiro 1, 2016