Este trabalho de investigação tem por objetivo expor a convergência entre a gestão e o design
evidenciada pelo pensamento em design (Design Thinking) como ferramenta estratégica e
inovadora para incrementar valor aos serviços.
A autora Best (2010) afirma que a gestão do design é um papel de liderança, um papel que requer
que se explique, inspire, se persuada e se demonstre como o design pode contribuir para a
organização de muitas formas variadas. Que este está intrinsecamente ligado aos negócios, de
forma que tanto pode adicionar como criar valor.
Segundo Ruão (2008), os ativos intangíveis, como a identidade, a imagem, a reputação ou a marca,
têm uma importância crescente na gestão das instituições de ensino superior. Neste sentido a
pertinência da investigação justifica-se pela necessidade premente da reestruturação estratégica
das empresas do sector face ao cenário de crise atual.
Face a este novo contexto em que as Instituições de Ensino Superior entraram numa conjuntura
dita “de mercado”, onde a sustentabilidade exige agora uma orientação mais empresarial, os fatores
intangíveis surgem como elementos muito valiosos.
O campo de análise do estudo compreende a convergência entre design e gestão como alavanca
estratégica no sector dos serviços, nomeadamente no Instituto Politécnico de Bragança. O trabalho
aborda teoricamente as questões relacionadas com a gestão do design, o pensar design nos
serviços, a identidade e a imagem corporativa (Reputação Corporativa).
O estudo de caso centra-se no Instituto Politécnico de Bragança averiguando, como a gestão do
design poderá contribuir estrategicamente para compreender quais os pontos fracos e as
necessidades de design da instituição e transformá-los em vantagem competitiva, assim como
investigar se a perceção que o Staff (Diretores, Docentes e Colaboradores) tem da sua identidade
corresponde à imagem percebida pelo seu público (estudantes).
Os principais resultados permitem concluir que de forma geral o IPB apresenta uma Reputação
Corporativa positiva para os atributos da imagem em estudo (Website, Identidade visual, Publicidade
e Ambiente). É possível verificar a existência de diferenças na perceção que o Staff tem da sua
identidade e a imagem percebida pelos Estudantes, o que permite perceber que ações a
organização poderá fazer no sentido de alinhar a sua Reputação Corporativa de forma a que esta
seja percebida de maneira positiva onde apresenta pontos negativos.
autores
Maduro, S.
data de publicação
janeiro 1, 2016
Pesquisas
palavras-chave
Design thinking
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias