Juegos antibullying. La percepción de los profesores y educadores portugueses uri icon

resumo

  • O objetivo deste estudo procura verificar se os professores do primeiro ciclo da Educação Básica de Portugal e os educadores de infância consideram pertinente o uso de jogos específicos para prevenir o bullying. O estudo envolveu 276 professores do primeiro ciclo e 276 educadores da infância de ambos os sexos. O instrumento utilizado é um questionário inspirado no de Olweus (1989), embora adaptado pela autora à população adulta do estudo. A análise dos resultados mostra que a maioria dos professores e educadores acredita que é pertinente iniciar a prevenção do bullying durante a educação pré-escolar. Uma parte conhece algum tipo de instrumento ou protocolo para atuar em casos de bullying na instituição em que trabalha e a maioria defende o uso da natureza lúdica dos jogos como estratégia preventiva e sensibilizante nos primeiros níveis da educação formal. As informações obtidas incentivam o uso de medidas de prevenção primária do bullying através da dimensão recreativa. Quando o jogo é bem planeado e testado, é uma ferramenta que ajuda a desenvolver o conhecimento e as habilidades das crianças, permitindo-lhes adquirir autonomia e respeitar as regras, proporcionando momentos de motivação, comunicação e atitudes positivas e corrretas em relação aos outros.

data de publicação

  • janeiro 2020