A Felicidade como catalisadora dos níveis de ansiedade, depressão e stress no ensino superior uri icon

resumo

  • A felicidade com medida do bem-estar, tem vindo a ganhar importância na última década. Contudo, o mundo moderno impõe cada vez mais exigências aos indivíduos, promovendo altos níveis de ansiedade, depressão e stress, que por sua vez podem influenciar negativamente a felicidade. Objetivo, identificar os níveis de felicidade, ansiedade, depressão e stress dos docentes, pessoal não docente e estudantes do ensino superior; identificar relações entre felicidade e a ansiedade, depressão e stress. Estudo transversal, descritivo, correlacionar e inferêncial. Amostra de 732 indivíduos de Institutos Politécnicos: 189 docentes; 121 pessoal não docente e 422 estudantes. Utilizou-se um questionário on-line, com questões socioprofissionais, uma parte com o Oxford Happiness Questionnaire e a terceira parte com a Escala de Ansiedade, Depressão e Stress. Verificou-se que o cluster de alunos é o que apresenta menores níveis de felicidade e maiores níveis de ansiedade, depressão e stress. O grupo com níveis mais elevados de felicidade é o dos docentes (M=4,26; DP=0,663), bem como em termos de ansiedade (M=2,56; DP=3,022), depressão (M=3,32; DP=3,667) e stress (M=5,94; DP=4,109). Verificaram-se diferenças estatísticas para a felicidade entre os grupos e correlações negativas baixas a moderadas entre o nível de felicidade e as dimensões de saúde mental sob estudo. Em conclusão verificar-se relação entre os níveis de ansiedade, depressão e stress e o nível de felicidade. Propomos que este estudo deva ser aprofundado para identificar as possíveis causas que provocam os baixos níveis de felicidade e os altos níveis de ansiedade, depressão e stress dos estudantes.

data de publicação

  • janeiro 1, 2019