High prevalence of high-risk HPV infection in University students from the Northeast region of Portugal using self-sampling
Artigo de Conferência
Visão geral
Pesquisas
Informação adicional documento
Ver Todos
Visão geral
resumo
O Vírus do Papiloma Humano (HPV) é responsável por diversas patologias anogenitais. Está associado ao cancro do colo do útero, cancro da cabeça e pescoço, cancro de pele e verrugas anogenitais. A principal via de transmissão deste vírus é através do contacto sexual. O sexo oral é a principal via de transmissão de HPV na cavidade oral.
Objetivo: O objetivo deste estudo é avaliar a prevalência de HPV na cavidade oral e a influência dos fatores de risco em estudantes portugueses e não portugueses a frequentar a Escola Superior de Saúde de Bragança.
Métodos: A metodologia utilizada foi a extração de DNA e deteção de HPV por Polymerase Chain Reaction (PCR) em amostras orais recolhidas da orofaringe.
Resultados: Da totalidade das amostras analisadas, 1,09% (n=3) foram positivas para HPV na cavidade oral. Foram encontrados 3 tipos de HPV de baixo risco e 1 tipo de HPV de alto risco. A amostra foi caracterizada de acordo com as características sociodemográficas e comportamentais tais como hábitos tabágicos e consumo de álcool, atividade sexual, número de parceiros sexuais, história de doenças sexualmente transmissíveis (DST) e vacinação.
ConclusãoFoi encontrada uma baixa prevalência de HPV na cavidade oral na população jovem e não se observou associação com os fatores de risco como tabaco, álcool e comportamentos sexuais.