Mediação Municipal e Intercultural: o que nos dizem os técnicos Capítulo de livro uri icon

resumo

  • Este capítulo retrata um estudo exploratório, de caráter qualitativo, na perspetiva dos técnicos municipais das áreas de ação social e educação onde se prevê trabalho de mediação e intervenção comunitária. Estipularam-se como objetivos: (i) compreender a mediação intercultural na perspetiva de profissionais, aptos ou não ao seu exercício e (ii) tecer reflexões sobre as práticas de mediação intercultural. Para a recolha de dados utilizou-se um questionário, administrado online, composto por questões fechadas e abertas. O grupo de participantes foi intencionalmente selecionado abrangendo técnicos de dois municípios da zona centro de Portugal, um dos quais envolvido num projeto de mediação neste âmbito. Os resultados revelam que os técnicos manifestam satisfação com a atividade de mediação, embora reconheçam a complexidade deste processo. Destaca-se igualmente o sentirem-se reconhecidos pelos utentes como figuras de confianças e securizantes, indiciando uma boa aceitação. Contudo, independentemente, da (in)existência de formação específica na mediação, e experiência em projeto de mediação em mútiplos contextos, os respondentes expressam um entendimento das práticas mediadoras assentes numa lógica do mediador enquanto substituto da pessoa, descurando o papel ativo da mesma na conquista dos objetivos e promoção da participação. Sublinha-se a importância de uma reflexão crítica sobre as práticas de mediação intercultural, assente numa narrativa produzida a várias vozes, capaz de motivar e empoderar o alvo da intervenção.

data de publicação

  • 2024