As tecnologias digitais na educação e formação de cuidadores formais de Alzheimer Artigo de Conferência Livro uri icon

resumo

  • A VIII edição da Conferência Ibérica de Inovação na Educação com TIC (ieTIC2022) que se realizou em modalidade mista ou híbrida (presencialmente e por videoconferência), nos dias 03 e 04 de março de 2022, contou com 27 artigos completos aceites correspondentes às mais de 70 comunicações, workshops e conferências realizadas. Os temas da ieTIC2022 incidiram sobre os movimentos e ocorrências emergentes da sociedade digital, a comunicação e interação em redes de aprendizagem e formação, a produção e integração de recursos educativos digitais, bem como as políticas e projetos para a aprendizagem e formação com TIC. No presente livro de atas destacam-se artigos com importantes contributos no âmbito de projetos, plataformas e tecnologias digitais para promoção da aprendizagem em contexto de pandemia de Covid-19; projetos, plataformas e tecnologias digitais para promover processos de cocriação e colaboração; tecnologias digitais adequadas a metodologias ativas e a especificidades educativas; competências pedagógicas, digitais e inclusivas para educadores e professores; entre outros textos selecionados que mostram as linhas de investigação atuais no contexto pos-pandémico da inovação na Educação com tecnologias digitais. Nesta nota de apresentação não poderíamos deixar de agradecer a todos quantos connosco contribuíram decisivamente para a publicação deste livro de atas, em particular: autores, revisores, oradores, participantes e muitos outros que tornaram esta edição possível em tempos pandémicos ainda incertos.
  • A integração das tecnologias digitais em processos de ensino e de aprendizagem tem correspondido a um foco crescente de investigação. O modelo Technological Pedagogical and Content Knowledge (TPACK), entre outros, é um dos mais importantes referenciais teóricos para estudar a integração curricular das tecnologias digitais. Neste sentido, este artigo procura responder à seguinte questão: como os professores compreendem a utilização das tecnologias educativas e outras TIC no âmbito pedagógico? Para responder a esta questão, metodologicamente, procedeu- se a uma revisão narrativa da literatura, reunindo os pontos de vista de vários autores que podemos assumir como referência no âmbito desta temática. Concluímos que os professores, para além do conteúdo, também precisam conhecer como este pode ser digitalizado e trabalhado. Percebemos então que os professores precisam melhorar as suas competências para saber usar as tecnologias digitais em diversificados cenários de aprendizagem, integrando-as, por exemplo, com metodologias ativas para agilizar e potenciar a aprendizagem.
  • A internet favorece novas formas de ensino e de aprendizagem mais interativas, colaborativas e dinâmicas através de plataformas que possibilitam a criação de ambientes apropriados de aprendizagem, ricos em recursos que proporcionam experiências enriquecedoras e bidirecionais. A pandemia, que ainda enfrentamos, é a prova do quanto a utilização das tecnologias digitais foi importante para garantir a continuidade do processo educativo. Importa agora refletir sobre a usabilidade, a acessibilidade e a funcionalidade no âmbito dos sítios web e das plataformas que foram usadas durante esta época de pandemia. Consequentemente, procedeu-se a uma análise narrativa da literatura no sentido de perceber as mudanças que possam ter sido promovidas pela fase pandémica que se atravessa. Esperamos com este trabalho contribuir para a identificação de uma matriz de diretrizes ou aspetos que as entidades educativas possam ter vindo a melhorar entretanto ou possam vir a fazê-lo num futuro próximo.
  • A necessidade de preparar os professores para integrarem as tecnologias digitais no âmbito pedagógico tem sido um foco crescente de investigação científica. Consequentemente, com objetivo de compreender como os professores podem utilizar as tecnologias digitais educativas e outras tecnologias de informação e comunicação para promover o processo de ensino e de aprendizagem, estudaram-se vários modelos, tais como o modelo teórico Technological Pedagogical and Content Knowledge (TPACK). O TPACK corresponde a um modelo dos mais importantes referenciais teóricos para estudar a integração curricular das tecnologias e surgiu para colmatar a falta de teorias e modelos conceituais que orientassem a investigação na área de ensino com tecnologias digitais e, particularmente, para responder à necessidade sentida pelos professores em relacionar os três tipos de conhecimento que constituem este modelo: Conhecimento do Conteúdo (Content Knowledge - CK), Conhecimento Pedagógico (Pedagogical Knowledge - PK) e Conhecimento Tecnológico (Technological Knowledge - TK). Neste sentido, o resumo e correspondente investigação que aqui se apresenta procurou perceber como os professores compreendem a utilização das tecnologias educativas e outras TIC no âmbito pedagógico. Para tal, metodologicamente, procedeu-se a uma revisão narrativa da literatura, reunindo os pontos de vista de vários autores que podemos assumir como referência no âmbito desta temática. Em suma, a utilização das tecnologias digitais pelos professores no processo pedagógico é feita pela interceção ou uso interdependente das três dimensões ou tipos de conhecimento referidos. Assim, para que os professores possam integrar as tecnologias digitais no processo de ensino e de aprendizagem, não será suficiente dominar apenas o conhecimento do conteúdo ou ter domínio do conhecimento tecnológico, sendo também indispensável saber usar as tecnologias na perspetiva pedagógica, integrando metodologias ativas com tecnologias digitais para potenciar e agilizar o conteúdo a aprender. Para que isso aconteça com sucesso parece ser imprescindível que os professores tenham formação ou se mantenham em formação contínua sobre o uso das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem. Não podemos deixar de referir que, apesar da maioria dos professores reconhecerem que as tecnologias digitais não irão substituir o seu papel em aulas presenciais; a utilização de plataformas de aprendizagem ou outras tecnologias digitais: (i) foi um requisito indispensável durante esta pandemia de COVID-19 que está terminando; e, atualmente, (ii) constitui um recurso educativo que professores não pretendem esquecer, sendo cada vez mais determinante para as práticas pedagógicas que os mesmo implementam.
  • As Interfaces de Usuários Tangíveis representam um recente campo de pesquisa em interfaces homem-computador. Estudos atuais demonstraram que a interação física e a aprendizagem tangível permitem que os alunos: (i) aumentem os níveis de interesse e motivação; (ii) instrumento útil no processo de ensinar, aprender e tocar música; e (iii) impulsionam a sua expressão criativa. Sendo a experimentação e a criação uma das dimensões de aprendizagem essenciais associadas à área da educação musical, onde a composição de peças musicais através da combinação e manipulação de diversos elementos da música (timbre, dinâmica, altura, ritmo e forma), utilizando diferentes recursos (voz, corpo, objetos sonoros, instrumentos musicais, tecnologias e software), o foco desta investigação foi resumir, examinar e avaliar evidências da eficácia das Interfaces de Usuários Tangíveis no campo da composição musical. Todos os procedimentos metodológicos foram conduzidos considerando as normas para revisões sistemáticas de Preferred Reporting Items for Systematic Reviews e declaração de Meta-Análises. Para esta revisão sistemática, procuramos as bases de dados Web of Knowledge, Scopus, ScieELO, PubMed, registos de ensaios, Google Académico e citações para frente e para trás de estudos publicados entre as bases de dados de 2018-2022. Os critérios de elegibilidade são baseados na abordagem PICO, desenho do estudo e data. Os critérios de exclusão são principalmente textos completos não relacionados, duplicados, indisponíveis ou apenas resumos. Para o tema escolhemos: (1) participante (jovens alunos do ensino primário); (2) intervenção (pesquisa associada às interfaces tangíveis de usuários no ensino primário); (3) resultado (criação/composição musical); (4) desenho do estudo (coorte, caso-controle e transversal); e (5) idioma (inglês, português ou espanhol). De 479 estudos, selecionamos 14 estudos que atenderam aos critérios de inclusão para análise. A avaliação qualitativa dos estudos foi feita por 2 revisores independentes utilizando o Índice de Qualidade. Neste artigo, resumimos a pedagogia e as evidências de pesquisa e discutimos aplicações práticas de Interfaces de Usuários Tangíveis na composição musical para o ensino primário.
  • Embora a demência alzheimer seja irreversível, há estudos que sugerem que apostar na estimulação cognitiva na fase inicial é uma mais-valia para retardar o declínio cognitivo. Para tal, é necessário investir na formação de cuidadores formais para a utilização das tecnologias digitais neste processo. Assim, nesta pesquisa efectua-se o levantamento do estado da arte sobre as temáticas relacionadas e, de seguida, realiza-se uma investigação para suportar o projeto que se ambiciona desenvolver - “Digital Alzheimer” que se enquadra na formação do Mestrado em TIC do Instituto Politécnico de Bragança (Portugal). O projeto consiste no planeamento e desenvolvimento de um documentário, bem como o desenvolvimento de uma página web que disponibilizará as informações relacionadas com a temática, mas também o documentário produzido. Espera-se que o documentário e a página web contribuam para a literacia na área e, especialmente, para a sensibilização para a formação e capacitação digital destes profissionais.
  • Os Massive Open Online Courses (MOOC), enquanto tecnologia de suporte e/ou mediação do processo de ensino-aprendizagem à distância, parecem ser úteis para englobar a temática do cyberbullying na formação contínua de professores. Neste sentido, através deste trabalho, procuramos compreender, com base numa revisão da literatura, o contributo que os MOOC podem dar para a prevenção do cyberbullying através da formação contínua de professores. Os resultados parecem apontar para a importância de tecnologias digitais como os MOOC no suporte a ações de curta duração, especialmente, numa época em que a pandemia aprofundou a interação digital entre as pessoas. Na ótica da prevenção, os resultados sugerem que todos os atores devem investir na melhoria das suas competências digitais. Na ótica da deteção, os resultados apontam para a necessidade deste conjunto de atores compreenderem todo o processo para que, efetivamente, possam contribuir para ajudar a vítima que é alvo deste género de práticas.
  • Tangible Users’ Interfaces represent a recent field research in human-computer interfaces. Current studies demonstrated that physical interaction and tangible learning allow students to: (i) increase levels of interest and motivation; (ii) be a usefulness instrument in the process of teaching, learning, and play music; and (iii) boost their creative expression. All the methodological procedures were conducted considering the standards for systematic reviews of Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses statement. Eligibility criteria are based on the PICO approach, study design, and date. For the topic we have chosen: (1) participant (young students from primary education); (2) intervention (research associated with tangible users’ interfaces in primary education); (3) outcome (music creation/composition); (4) study design (cohort, case-control and cross-sectional); and (5) language (English, Portuguese, or Spanish). In this paper we summarize pedagogy and research evidence and discuss practical applications of Tangible Users’ Interfaces in music composition for the primary education

data de publicação

  • 2022
  • janeiro 1, 2022