No ano lectivo de 2004/2005,a Declaração de Bolonha inspirou a introdução de uma nova
metodologia de ensino num dos cursos leccionados por uma instituição de ensino superior em
Portugal. Assim, seguindo as lições da literatura de avaliação microeconométrica, adopta-se a
metodologia de Propensity Score Matching para realizar de um processo de avaliação do impacto da
filosofia de ensino no sucesso escolar dos alunos a ela sujeitos. Os resultados mostram que a
introdução de uma nova metodologia de ensino melhorou as taxas de aprovação dos alunos sujeitos a
uma medida que tem na base a participação obrigatória nas aulas, um maior acompanhamento do
aluno pelo docente e uma avaliação contínua. De facto, o observa-se para alunos sujeitos à medida
uma maior percentagem de notas positivas quando comparados com os colegas dos restantes cursos
leccionados pela instituição. No entanto, quando se compara a qualidade dessas taxas de aprovação os
resultados não são tão óbvios. Mesmo que o aluno sujeito à medida alcance uma classificação positiva
tal é frequentemente mais baixa relativamente aquela obtida pelos colegas não expostos.