A bibliometric analysis of the first decade of gamification in tourism uri icon

resumo

  • Este estudo faz uma análise bibliométrica da produção científica relacionada com a gamificação aplicada ao turismo desde o seu início, em 2013, até finais de 2023. Os documentos foram identificados a partir de duas das principais bases de dados de indexação, Scopus e Clarivate Web of Science (WoS). Após a remoção dos duplicados os documentos foram triados, tendo sido selecionados para inclusão na análise bibliométrica os metadados de 282 artigos relevantes para o estudo. Ao longo do artigo identificam-se as fontes com mais publicações, os principais autores e afiliações, e os artigos mais citados. É traçada a evolução temporal das principais palavras-chave dos documentos e estas são agrupadas tematicamente, para se identificar tendências e lacunas de investigação na área. Por último, são identificadas as principais redes de colaboração de autores e de instituições. Verifica-se um crescimento sustentado do interesse pela área ao longo dos anos e os resultados parecem mostrar que há bastante espaço para explorar e interligar diversas áreas temáticas.

data de publicação

  • janeiro 1, 2024