TIC no desenvolvimento das competências lexical e gramatical
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Visão geral
resumo
A competência lexical traduz-se no conhecimento e na capacidade de usar o vocabulário da
língua e integra elementos lexicais e gramaticais. A competência gramatical diz respeito ao
conhecimento dos fenómenos gramaticais da língua e à capacidade para os utilizar. Uma vez
que a competência gramatical consiste na capacidade de compreensão e expressão de
significado, a partir da produção e do reconhecimento de expressões e frases corretamente
construídas conforme os princípios que regem a combinação dos elementos constitutivos das
sequências significativas, a competência gramatical encontra-se claramente no centro da
competência comunicativa. Deste modo, quando o objetivo é a promoção do conhecimento
explícito, é recomendável um ensino sequencializado por nível de dificuldade, dado que
algumas regras gramaticais serão mais fáceis de entender do que outras. Existem evidências
na investigação sobre o processo de aquisição de L2 de que a aquisição gramatical ocorre
de modo gradual e dinâmico. Por conseguinte, o ensino da gramática, quer em níveis iniciais
quer em níveis avançados, revela-se útil, para desenvolver o conhecimento explícito da
língua. Estudos recentes corroboram que o ensino de L2 deve proporcionar um contexto
pedagógico-didático em que os estudantes adquiram a gramática de forma gradual e
dinâmica, tendo em vista o uso do conhecimento gramatical na comunicação. Deste modo, a
aprendizagem formal promove o conhecimento gradual sobre a língua de aprendizagem e
pode colmatar lacunas decorrentes de contextos de aquisição pobres, ou seja, contextos em
que fora da sala de aula o acesso à L2 é reduzido. Este trabalho, teoricamente ancorado na
Linguística de Corpus e no ensino das línguas mediado pelas tecnologias, pretende
apresentar sequências de ensino-aprendizagem a realizar por alunos de PLNM, visando o
desenvolvimento das competências lexical e gramatical, através de ferramentas disponíveis
na internet que podem ser utilizadas no desenvolvimento de materiais didáticos profícuos
para o ensino do Português. Nesse sentido, utilizaremos o CINTIL (Corpus Internacional do
Português), disponível online em http://cintil.ul.pt, que nos permitirá aceder a dados
linguísticos reais, reveladores da influência positiva relevante que a utilização das TIC em
contexto de ensino do Português Língua não Materna pode assumir, convocando as
tecnologias para a aula de Português.