Dermocosmética Infantil- alguns problemas dermatológicos na infância
Artigo de Conferência
Visão geral
Pesquisas
Ver Todos
Visão geral
resumo
A pele do bebé é mais fina, com menor quantidade de pêlos e apresenta maior proporção de fluidos minerais, o que a torna muito mais sensível que a do adulto, mais facilmente irritável e susceptível a infecção. Consequentemente, todos os produtos que entram em contacto com a pele do bebé devem ser rigorosamente seleccionados.
O presente trabalho pretende, através de revisão bibliográfica, abordar de forma breve as principais afecções cutâneas características dos primeiros anos de vida, e respectivo tratamento.
A dermatite atópica é uma afecção crónica da pele do bebé e da criança desencadeada por crises inflamatórias. Os sinais de uma dermatite atópica manifestam-se por secura da pele constante, vermelhidão indicando a sua irritação; prurido que é muitas vezes intenso e o facto do bebé se coçar pode desencadear infecções. As crises podem ser desencadeadas por vários factores oriundos do meio ambiente tais como o uso de algumas roupas sintéticas e de lã; infecções; a mudança das estações e os alergenos que interagem com o bebé.
A dermatite de contacto é consequência do calor e humidade da transpiração, da urina e das fezes, quando se usam fraldas ou tecidos impermeáveis por muito tempo. Sem complicações associadas, apresenta-se com o aspecto de pele irritada, vermelha, erodida que pode agravar-se rapidamente na ausência de tratamento.
A dermatite seborreica é uma dermatite crónica que atinge especialmente as regiões da pele ricas em glândulas sebáceas, sobretudo o couro cabeludo. A doença caracteriza-se pela formação de lesões eritemato-descamativas, de configuração circular, mais ou menos pruriginosas. As manifestações clínicas mais frequentes são as seguintes: intensa produção de oleosidade, descamação (caspa) e prurido no couro cabeludo, lesões avermelhadas e com descamação gordurosa na pele.
Em conclusão, os produtos para o cuidado da pele do bebé têm como objectivos protegê-la de um meio hostil, limpá-la, e mantê-la seca. O tratamento dos vários tipos de dermatite caracteriza-se pelo uso corticóides, muitas vezes aplicados topicamente, e de anti-infecciosos, caso se confirme infecção associada à dermatite. É necessário escolher sempre produtos adequados ao tipo e causa de dermatite, produtos dermatologicamente testados, hipoalergénicos e seguros para sua aplicação na pele do bebé.