Fatores de sucesso na implementação de sistemas de gestão de destinos
Artigo de Conferência
Visão geral
Pesquisas
Informação adicional documento
Ver Todos
Visão geral
resumo
O turismo é a atividade económica onde o negócio eletrónico é mais utilizado não apenas no que
diz respeito à recolha de informação mas também na transação de serviços. Os Sistemas de Gestão
de Destinos têm sido referidos nos últimos anos como sendo a infraestrutura de tecnologias de
informação e comunicação das Organizações de Gestão de Destinos (World Tourism Organization,
2001). Não está ainda claro na literatura quais são os fatores de sucesso na implementação destes
sistemas. O presente artigo pretende apresentar o quadro conceptual de uma investigação onde se
espera conseguir definir quais os fatores que estão na base do sucesso destes sistemas. O modelo de
investigação assenta no pressuposto de que os referidos fatores de sucesso se encontram em três
esferas de atuação: a dinâmica de implementação do sistema no seio de uma Organização de
Gestão de Destinos, as próprias especificidades do Sistemas de Gestão de Destinos e a envolvente
organizacional inerente ao destino.