Fatores de sucesso na implementação de sistemas de gestão de destinos Artigo de Conferência uri icon

resumo

  • O turismo é a atividade económica onde o negócio eletrónico é mais utilizado não apenas no que diz respeito à recolha de informação mas também na transação de serviços. Os Sistemas de Gestão de Destinos têm sido referidos nos últimos anos como sendo a infraestrutura de tecnologias de informação e comunicação das Organizações de Gestão de Destinos (World Tourism Organization, 2001). Não está ainda claro na literatura quais são os fatores de sucesso na implementação destes sistemas. O presente artigo pretende apresentar o quadro conceptual de uma investigação onde se espera conseguir definir quais os fatores que estão na base do sucesso destes sistemas. O modelo de investigação assenta no pressuposto de que os referidos fatores de sucesso se encontram em três esferas de atuação: a dinâmica de implementação do sistema no seio de uma Organização de Gestão de Destinos, as próprias especificidades do Sistemas de Gestão de Destinos e a envolvente organizacional inerente ao destino.

data de publicação

  • janeiro 1, 2013