Perfil descritivo: Competências emocionais em diabéticos Artigo de Conferência uri icon

resumo

  • A Competência Emocional e um constructo que integra cinco domínios ou capacidades, definida como uma “capacidade apreendida, baseada na inteligência emocional, que resulta num desempenho extraordinário no trabalho”. As pessoas emocionalmente competentes apresentam na prática uma relação consigo e com os outros, francamente mais positiva do que aqueles que apresentam sinais de iliteracia emocional. Num estudo realizado numa amostra de diabéticos do norte de Portugal constatou-se uma correlação negativa entre os níveis mais elevados de sofrimento e depressão - que cursa com emoções de polaridade negativa, como a tristeza, a angústia, o medo e a raiva, e níveis mais baixos de aceitação da doença. Pelo contrário verificou-se uma correlação positiva significativa entre a vivência de baixos níveis de sofrimento e depressão com experiencias moderadas de emoções negativas e a aceitação da doença. Assume-se a relação entre competências socio emocionais complementares das técnicas (Barsade y Gibson, 2007) para se aceder ao perfil de Competência Emocional (Saarni, 2002; Bisquerra, 2002; Veiga Branco, 2007) em Diabéticos. Objetivos: Identificar as atitudes e comportamentos mais frequentemente vivenciados, e que por isso se assumem como indicadores do perfil de Competência Emocional em Diabéticos. Este estudo, do tipo transversal e correlacional e de carater exploratório teve como base uma amostra, não probabilística, por conveniência, constituída por 22 Diabéticos. Os dados foram recolhidos, pela Associação de Diabéticos de Bragança, durante os meses de maio e junho de 2015, usando como instrumento de recolha a "Escala Veiga de Competência Emocional" (EVCE) (Veiga-Branco, 2004). Esta escala e constituída por 86 itens, distribuídos por cinco capacidades de Competência Emocional: 1) Autoconsciência; 2) Gestão das emoções; 3) Auto motivação; 4) Empatia e 5) Gestão das emoções em grupo. Para cada item o inquirido indicou o grau de frequência utilizando uma escala de 7 pontos. Os participantes tinham em média 65,3 anos de idade (DP } 6,482), variando as idades dos 49 aos 75 anos. A maioria (63,6%) era do género masculino e padecia da diabetes tipo 2 (90,9%). Tendo em conta o tipo de tratamento, mais de 70% dos respondentes tomavam antidiabéticos (77,3%) e praticavam uma dieta adequada a sua condição. Cerca de 41% praticava exercício físico e 31,8% tomava insulina. O programa informático utilizado para editar e tratar os dados foi o SPSS 22.0. Recorreu-se a estatística descritiva para caracterizar a amostra, através do cálculo de frequências absolutas e relativas, medidas de tendência central e de dispersão; Foi utilizado o alfa Cronbach para analisar a consistência interna das respostas, e por fim, recorreu-se ao teste de Spearman para correlacionar as cinco dimensões das competências emocionais. Foi utilizado um nível de significância de 5%. Foi testada a fiabilidade e validade do questionário. A consistência interna dos 86 itens agrupados em cinco dimensões de competências emocionais foi igual a .839. O alfa Cronbach, para as cinco dimensões, variou entre 0,6 e 0,9, superando, de acordo com Pestana & Gageiro (2005), o mínimo aceitável. Os resultados permitem concluir que a escala desenvolvida por Veiga-Branco (data) e um bom instrumento, para medir o nível de competências emocionais em doentes crónicos da diabetes. O ranking das médias das cinco dimensões foi o seguinte: Gestão de competências em grupo (Média=4,39; DP=0,999); Autoconsciência (Média=4,26; DP=0,578); Empatia (Média=3,83; DP }0,843); Gestão das emoções (Média=3,77; DP=0,815) e a Auto motivação (Média=3,70; DP=0,652). Por fim, foram encontradas correlações estatisticamente significativas, positivas e fortes entre as dimensões Gestão das emoções (ρ=0,777; p=0,000), Auto motivação (ρ=0,669; p=0,000), Empatia (ρ=0,667; p=0,001) e as Competências emocionais, bem como entre a Empatia e a Gestão de emoções em grupo (ρ=0,796; p=0,000).

data de publicação

  • janeiro 1, 2015