Sincronização de cios e inseminação artificial com sémen refrigerado em cabras da raça Preta de Montesinho Artigo de Conferência uri icon

resumo

  • Este trabalho foi realizado com os objectivos de estudar a eficácia de um tratamento progestagénico curto + eCG na sincronização de cios e da aplicação da técnica de inseminação artificial (IA) com sémen refrigerado em cabras da raça autóctone portuguesa Preta de Montesinho. Nele foram utilizadas 10 cabras - 4 nulíparas e 6 multíparas. Na segunda semana do mês de Abril, a metade das cabras foram injectados suplementos mineralvitamínicos. O cio foi sincronizado através de um tratamento progestagénico "curto" + eCG (7 dias). A actividade ovárica pré e pós-tratamento foram estudadas através dos níveis plasmáticos de progesterona. A IA com sémen refrigerado foi realizada 43 horas após a administração de eCG. Nessa altura avaliaram-se os seguintes efeitos: tipo de Os externo, cor da mucosa da vagina, grau de lubrificação, viscosidade do muco cervical, local de deposição do sémen, ocorrência de refluxo e inseminador. Na segunda quinzena de Abril, todas as cabras estavam cíclicas. Por outro lado, todas elas responderam ao tratamento progestagénico "curto" + eCG. Quarenta e um dias após a IA, 60% das cabras estavam gestantes. A suplementação mineral-vitamínica, a paridade, o tipo de Os externo, a cor da mucosa vaginal e a lubrificação não influenciaram significativamente a taxa de fertilidade. Pelo contrário, o local de deposição do sémen, o refluxo cervical e, particularmente, as competências técnicas do inseminador condicionaram significativamente a taxa de fertilidade.
  • Os caprinos da raça Preta de Montesinho estão classificados como estando em vias de extinção. Apesar dos esforços desenvolvidos no sentido da sua preservação pela Associação Nacional de Caprinocultores da Raça Serrana e pelas demais entidades oficiais, o certo é que a sua situação não se tem alterado significativamente. Tal como sucede em todas as raças em vias de extinção, são comuns os casos de infertilidade ou de subfertilidade, particularmente, entre os machos, devido à elevada consanguinidade dentro dos efectivos. A IA pode ser uma excelente técnica de conservação de raças raras ou em perigo de extinção. Este trabalho foi realizado tendo como principais objectivos estudar a eficácia de um tratamento progestagénico curto + eCG na sincronização de cios e da aplicação da técnica de inseminação artificial (IA) com sémen refrigerado em cabras da raça autóctone portuguesa Preta de Montesinho. Foi ainda testada a administração de um suplemento vitamínico (A, B, C, D, E) a todas as cabras.

data de publicação

  • janeiro 1, 2017