As Tunas na produção científica nacional e internacional
Artigo de Conferência
Visão geral
Pesquisas
Informação adicional documento
Ver Todos
Visão geral
resumo
A produção científica é o resultado do trabalho de pesquisa realizado por investigadores, em diferentes áreas do conhecimento. Esta produção inclui artigos, teses, dissertações, livros, relatórios, patentes e outros tipos de documentos que descrevem os resultados de experiências, análises e estudos realizados num determinado campo. É avaliada por especialistas da mesma área científica, por meio do processo de revisão por pares. Após este processo a produção científica é publicada em revistas científicas, conferências, etc. A qualidade e a relevância da produção científica são medidas pelas citações recebidas por outros autores e noutras publicações científicas e ainda pelo impacto que têm no avanço do conhecimento.
Pesquisou-se a produção científica existente nas bases de dados bibliométricas: Scopus e Web of Science e noutras bases de dados como: B-on, RCAAP, Biblioteca Digital do IPB. Pesquisou-se ainda nas plataformas Academia.edu e ResearchGate, que são plataformas onde se juntam investigadores e se criam redes de investigação. Finalmente pesquisou-se no Google Académico. Nestas pesquisas foram utilizados os operadores booleanos AND, OR, NOT e aplicaram-se as palavras-chave: estudantinas, estudiantinas, tunas académicas e tunas universitárias.
Verificou-se que o Google Académico registou a maior concentração de produção científica com 62% (1915 publicações) seguido da B-on com 36% (1095 publicações). Na Scopus e na Web of Science as publicações encontradas são residuais, tal como nas outras plataformas pesquisadas.
Verificou-se, portanto, que a produção científica sobre as tunas ainda é muito reduzida, quando comparada com outras áreas científicas.