As Universidades Seniores do Nordeste Transmontano e a Participação Cívica e Social na Perspetiva dos Líderes
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resumo
Esta comunicação pretende dar a conhecer a investigação que está a ser desenvolvida no âmbito do Doutoramento em Ciências da Educação, tendo por objetivo principal analisar criticamente a forma como as universidades seniores (US) do Nordeste Transmontano promovem a participação cívica e social das pessoas mais velhas. Importa atender à diversidade destas pessoas na crescente investigação sobre a participação cívica (Serrat, Scharf, Villar, & Gómez, 2020). Considerando que as US valorizam a aprendizagem e desenvolvimento comunitário (Jacob, Torres, & Pocinho, 2018) e que se baseiam no princípio da aprendizagem ao longo da vida, compreendemos que a participação cívica e social pode fazer parte integrante do desenvolvimento de carácter pessoal, social e comunitário. No plano de investigação adota-se uma metodologia mista, predominantemente de natureza qualitativa, baseada no estudo de casos múltiplos. A investigação integra dois estudos. O primeiro incide no diagnóstico/caracterização das US quanto à participação cívica e social, contando com a participação voluntária dos líderes (membros da direção, gestores) das US. O segundo refere-se à auscultação das perceções das pessoas mais velhas, dos professores/educadores e outros voluntários relativamente à participação cívica e social nas US. O estudo 1 utiliza como instrumento de recolha de dados um questionário, procurando-se perceber de que forma as US do Nordeste Transmontano que participam no estudo promovem a participação cívica e social destas pessoas. Como resultados esperados prevê-se identificar diferentes contextos e práticas de participação, bem como perceções distintas sobre a forma como estas instituições valorizam a participação das pessoas mais velhas na sociedade.