Matemática e fotografia: Qual o potencial desta relação? Artigo de Conferência uri icon

resumo

  • Com o objetivo de levar a comunidade educativa a dar mais atenção à matemática no ambiente que os rodeia, surgiu a ideia de realizar mostras de fotografia focadas em aspetos matemáticos. Nesta perspetiva, lançou-se o desafio à comunidade da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, mais propriamente aos alunos, funcionários e professores, para participarem com fotografias para os eventos. Assim, surgiram as mostras “A matemática na cidade de Bragança”, “A matemática no IPB” e a “Matemática do meu país”, realizadas, respetivamente, nos anos letivos de 2014/15, 2015/16 e 2019/20. As exposições, para além de permitirem a partilha das visões da matemática da comunidade, conseguiram focar a atenção dos visitantes em aspetos matemáticos do meio envolvente, permitindo “falar” de matemática num ambiente completamente informal. Nesta comunicação, pretendemos descrever o processo desenvolvido e apresentar a visão da matemática dos participantes através de um excerto de fotografias das mostras. Para além disso, pretendemos debater o potencial de algumas fotografias para serem exploradas como tarefas de sala de aula.

data de publicação

  • janeiro 1, 2021