A Música e a Arte visual: uma partilha de dimensões Artigo de Conferência uri icon

resumo

  • Desde sempre a música e a arte visual cruzaram os seus caminhos. Esta conver- gência representou a convicção artística de vários autores, como os casos de Wassily Kandisnsky, Claude Debussy, A. Scriabin, Paul Kleee, Gustav Klint, F. Kupka, M. Ciurlio- nis e O. Messiaen, entre muitos outros. Partindo desta relação artística, em particular da linha conceptual de Kandisnsky e Klee, onde o ponto, a linha e o plano constituem elementos de inter-relação entre os dois domínios artísticos, foi desenvolvido um con- junto de estratégias experimentais, com recurso ao desenho e à imagem, designadas por Pontofonia, com o objectivo de reforçar a aprendizagem de diferentes conceitos e conteúdos musicais, como a altura, a duração, a melodia e/ou a harmonia. A sua aplica- ção desenvolveu-se em três fases: (1) com recurso ao desenho (ponto e linha), e às suas diversas formas de exploração; (2) com recurso à imagem, partindo de um campo res- trito de exploração, de nindo-se aspectos particulares para a sua visualização: (3) com recurso à imagem e a um campo visual mais vasto e diversi cado de exploração. Para cada uma destas fases existiu um processo de desenvolvimento criativo de exploração e construção gradual de notação convencional. Deste modo, a componente empírica desenvolvida em contexto de Educação Musical no 2.o Ciclo do Ensino Básico, onde par- ticiparam 19 alunos, seguiu uma linha hipotético-dedutiva com objectivo exploratório e procedimento de pesquisa pré-experimental aplicada de natureza qualitativa e quan- titativa. A técnica adoptada para a recolha de dados, fez-se através de inquérito em formato pré e pós questionário, em cada uma das fases do processo experimental. Da análise e interpretação dos dados resulta o indicador que a utilização de estímulos vi- suais em contexto de ensino-aprendizagem, para além de promover o desenvolvimen- to e estimulação da capacidade perceptiva, expressiva, critica e de criação, no quadro particular do presente estudo, impulsiona o desenvolvimento e aprendizagem musical.

data de publicação

  • janeiro 1, 2015