O presente trabalho tem como finalidade apresentar e discutir os resultados de
uma análise multivariada, análise classificatória, ou de Clusters. O principal objetivo
do estudo consiste em identificar o perfil do visitante praticante de atividades de
animação turística no destino turístico Alto Trás-os-Montes (ATM). Nesse sentido,
aplicou-se um inquérito por questionário aos visitantes nacionais e estrangeiros
que se deslocaram à região ATM em 2013/2014 e que praticaram alguma atividade
de animação turística. O perfil de cada segmento definiu-se em função dos dados
sociodemográficos, das atividades de animação turística praticadas e dos fatores de
eleição do destino - fatores motivacionais e fatores de atração, obtidos numa análise
fatorial exploratória. Dos resultados obtiveram-se cinco segmentos: 'Amantes Rurais';
'Exploradores Rurais'; 'Exploradores Regionais'; 'Indiferentes' e 'Jovens Aventureiros'.
Estes resultados proporcionam uma melhor perceção do consumidor turístico
de atividades de animação turística da região ATM, permitindo a esse nível, uma
intervenção dos agentes intervenientes neste subsetor da atividade turística.
O presente trabalho tem como finalidade apresentar e discutir os resultados de uma
análise multivariada, análise classificatória, ou de Clusters. O principal objetivo do estudo
consiste em identificar o perfil do visitante praticante de atividades de animação
turística no destino turístico Alto Trás-os-Montes (ATM). Nesse sentido, aplicou-se um
inquérito por questionário aos visitantes nacionais e estrangeiros que se deslocaram à
região ATM em 2013/2014 e que praticaram alguma atividade de animação turística. O
perfil de cada segmento definiu-se em função dos dados sociodemográficos, das atividades
de animação turística praticadas e dos fatores de eleição do destino - fatores motivacionais
e fatores de atração, obtidos numa análise fatorial exploratória. Dos resultados
obtiveram-se cinco segmentos: 'Amantes Rurais'; 'Exploradores Rurais'; 'Exploradores
Regionais'; 'Indiferentes' e jovens Aventureiros'. Estes resultados proporcionam uma
melhor perceção do consumidor turístico de atividades de animação turística da região
AT.M, permitindo a esse nível, uma intervenção dos agentes intervenientes neste subsetor
da atividade turística
O presente trabalho tem como finalidade apresentar e discutir os resultados de uma análise
multivariada, análise classificatória, ou de Clusters. O principal objetivo do estudo consiste em
identificar o perfil do visitante praticante de atividades de animação turística no destino turístico
Alto Trás-os-Montes (ATM). Nesse sentido, aplicou-se um inquérito por questionário aos visitantes
nacionais e estrangeiros que se deslocaram à região ATM em 2013/2014 e que praticaram alguma
atividade de animação turística. O perfil de cada segmento definiu-se em função dos dados
sociodemográficos, das atividades de animação turística praticadas e dos fatores de eleição do
destino - fatores motivacionais e fatores de atração, obtidos numa análise fatorial exploratória. Dos
resultados obtiveram-se cinco segmentos: ‘Amantes Rurais’; ‘Exploradores Rurais’; ‘Exploradores
Regionais’; ‘Indiferentes’ e ‘Jovens Aventureiros’. Estes resultados proporcionam uma melhor
perceção do consumidor turístico de atividades de animação turística da região ATM, permitindo a
esse nível, uma intervenção dos agentes intervenientes neste subsetor da atividade turística.