Monitorização com base no currículo na triagem de risco na leitura
Artigo de Conferência
Visão geral
Pesquisas
Informação adicional documento
Ver Todos
Visão geral
resumo
Esta comunicação surge no âmbito do Projeto Monitorização com Base no Currículo na leitura: Um estudo longitudinal sobre alunos em risco (MBCL), que decorreu entre 2017 e 2021 em três agru- pamentos de escolas de um concelho do nordeste transmontano-Portugal e que teve como finalidade monitorizar a aprendizagem da leitura da população de crianças, do 1.o ao 4.o anos de escolaridade. Neste contexto, realizou-se uma revisão sistemática da literatura recorrendo às bases de dados “Educa- tional Resources Information Center” e “B-On”, que teve como objetivo localizar, analisar e sintetizar investigações que estudam o uso de provas de monitorização-com-base-no-currículo (MBC), Oral e Maze, no contexto de um sistema de triagem universal de risco na leitura em alunos do 1.o Ciclo do Ensino Básico. Depois de se descrever o processo de desenvolvimento desta revisão sistemática, sintetizam-se os 12 estudos que foram incluídos, usando-se a seguinte estrutura de apresentação da informação: país de origem, objetivos, amostra, instrumentos de recolha de dados e conclusões. As conclusões apoiam o uso da MBC no contexto de sistemas de triagem em modelos de intervenção multinível, considerando as suas características psicométricas, a sua rapidez e simplicidade de admi- nistração e cotação, a sua associação ao crescimento do nível de leitura e à análise do impacto das práticas e, por fim, levantando a hipótese de se estudarem provas constituídas por apenas um texto.
Neste artigo apresentam-se resultados de uma revisão sistemática da literatura que teve como objetivo sintetizar investigações que estudam o uso de provas de monitorização- com-base-no-currículo (MBC) no contexto de um sistema de triagem universal da leitura. Depois de se descrever o processo de desenvolvimento desta revisão sistemática sintetizam-se os 12 estudos que foram incluídos, usando-se a seguinte estrutura de apresentação da informação: país de origem, objetivos, amostra, instrumentos de recolha de dados e conclusões. As conclusões apoiam o uso da MBC no contexto de sistemas de triagem em modelos de intervenção multinível, considerando as suas características psicométricas, a sua rapidez e simplicidade de administração e cotação, a sua associação ao crescimento do nível de leitura e à análise do impacto das práticas e, por fim, levantando a hipótese de se estudarem provas constituídas por apenas um texto.