Monitorização com base no currículo na triagem de risco na leitura Artigo de Conferência uri icon

resumo

  • Esta comunicação surge no âmbito do Projeto Monitorização com Base no Currículo na leitura: Um estudo longitudinal sobre alunos em risco (MBCL), que decorreu entre 2017 e 2021 em três agru- pamentos de escolas de um concelho do nordeste transmontano-Portugal e que teve como finalidade monitorizar a aprendizagem da leitura da população de crianças, do 1.o ao 4.o anos de escolaridade. Neste contexto, realizou-se uma revisão sistemática da literatura recorrendo às bases de dados “Educa- tional Resources Information Center” e “B-On”, que teve como objetivo localizar, analisar e sintetizar investigações que estudam o uso de provas de monitorização-com-base-no-currículo (MBC), Oral e Maze, no contexto de um sistema de triagem universal de risco na leitura em alunos do 1.o Ciclo do Ensino Básico. Depois de se descrever o processo de desenvolvimento desta revisão sistemática, sintetizam-se os 12 estudos que foram incluídos, usando-se a seguinte estrutura de apresentação da informação: país de origem, objetivos, amostra, instrumentos de recolha de dados e conclusões. As conclusões apoiam o uso da MBC no contexto de sistemas de triagem em modelos de intervenção multinível, considerando as suas características psicométricas, a sua rapidez e simplicidade de admi- nistração e cotação, a sua associação ao crescimento do nível de leitura e à análise do impacto das práticas e, por fim, levantando a hipótese de se estudarem provas constituídas por apenas um texto.
  • Neste artigo apresentam-se resultados de uma revisão sistemática da literatura que teve como objetivo sintetizar investigações que estudam o uso de provas de monitorização- com-base-no-currículo (MBC) no contexto de um sistema de triagem universal da leitura. Depois de se descrever o processo de desenvolvimento desta revisão sistemática sintetizam-se os 12 estudos que foram incluídos, usando-se a seguinte estrutura de apresentação da informação: país de origem, objetivos, amostra, instrumentos de recolha de dados e conclusões. As conclusões apoiam o uso da MBC no contexto de sistemas de triagem em modelos de intervenção multinível, considerando as suas características psicométricas, a sua rapidez e simplicidade de administração e cotação, a sua associação ao crescimento do nível de leitura e à análise do impacto das práticas e, por fim, levantando a hipótese de se estudarem provas constituídas por apenas um texto.

data de publicação

  • maio 2022