As tecnologias nos jardins de infância em Cabo Verde: perspetiva dos coordenadores
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As tecnologias digitais assumem e tem desempenhado um papel importante e contributário na educação, oferecendo inúmeros benefícios. O processo de ensino e aprendizagem nos primeiros anos de vida de uma criança é essencial, em que há mais possibilidade de aprender qualquer conteúdo e adquirir conhecimento sobre o mundo que a rodeia, cada vez mais tecnológico e digital, desenvolvendo assim as suas competências. Logo há que incentivar todas as formas de aprendizagem, incluindo a utilização de recursos digitais pelos coordenadores infantis nos jardins de infância, aumentando assim as potencialidades e o desenvolvimento de cada criança. Em Cabo Verde a realidade de ensinar utilizando as tecnologias é pouco explorada, nomeadamente na educação pré-escolar, que é considerada a base e o pilar da educação, onde a criança começa a dar os primeiros passos da sua aprendizagem ao longo da vida. Assim sendo, este estudo visa conhecer o estado atual da utilização das tecnologias digitais na educação pré-escolar na cidade da Praia, em Cabo Verde, segundo a perspetiva dos coordenadores infantis. Pretende-se também identificar que tecnologias digitais os coordenadores infantis utilizam para comunicar com os educadores, pais e encarregados de educação e se os jardins de infância dispõem de tecnologias digitais e as utilizam para o ensino e aprendizagem das crianças. A metodologia que orientou este estudo é de natureza qualitativa e quantitativa, com recurso ao inquérito por questionário aplicado online, de outubro de 2020 a janeiro de 2021, aos coordenadores infantis dos jardins de infância, públicos e privados, da cidade da Praia. Dos resultados preliminares obtidos verificamos que a maioria dos jardins de infância não dispõem de tecnologias digitais para o ensino e aprendizagem das crianças, mas utilizam as tecnologias que têm, principalmente o Messenger, para comunicar com os pais e educadores infantis e, estes, são incentivados a usar as tecnologias digitais nas suas práticas. Desta feita é necessário a disponibilização de recursos tecnológicos nos jardins de infância e mais investimento na formação em competência digitais dos profissionais para um desenvolvimento de qualidade da educação pré-escolar e, principalmente, do ensino e aprendizagem utilizando as tecnologias digitais, já que estas são vistas como ferramentas que potencializam as aprendizagens das crianças.
As tecnologias digitais assumem e tem desempenhado um papel importante na educação, oferecendo inúmeros benefícios. O processo de ensino e aprendizagem nos primeiros anos de vida de uma criança é essencial, em que há mais possibilidade de aprender qualquer conteúdo e adquirir conhecimento sobre o mundo que a rodeia, cada vez mais tecnológico e digital, desenvolvendo assim as suas competências. Em Cabo Verde a realidade de ensinar utilizando as tecnologias é pouco explorada, nomeadamente na educação pré-escolar, considerada a base e o pilar da educação, onde a criança começa a dar os primeiros passos da sua aprendizagem ao longo da vida. Assim sendo, este estudo visa conhecer o estado atual da utilização das tecnologias digitais na educação pré-escolar na cidade da Praia, segundo a perspetiva dos coordenadores infantis e também identificar se os jardins de infância dispõem de tecnologias digitais e as utilizam para o ensino e aprendizagem das crianças.