A reflexão na e sobre a praxis influencia a consciencialização da complexidade do ato de ensinar,
pressupõe questionamento, análise e transformação e conduz a mais e melhor aprendizagem e, por
conseguinte, a enriquecimento profissional. Usando a reflexão antes, durante e após a ação (as
distintas fases do ciclo supervisivo), a formação do futuro professor vem a ser mais criteriosa e
comprometida com o processo de formação profissional, uma vez que possibilita o
aperfeiçoamento e o desenvolvimento de competências a partir da identificação e tomada de
consciência de fragilidades do eu e do outro e da experienciação de modos de pensar e ser professor.
O nosso estudo sustenta-se numa metodologia de natureza qualitativa e o campo de investigação
incide, especificamente, sobre as práticas de formação de alunos/futuros professores. Este estudo
foca-se no próprio discurso dos participantes com o objetivo de compreender como percepcionam
a sua evolução como pessoas e como profissionais e, servindo-se das categorias da Target
Language Observation Scheme (TALOS), procede à análise de conteúdo das suas reflexões sobre
três aulas observadas onde transparece um autorretrato da prática profissional. Constatamos um
processo de aperfeiçoamento das capacidades de observação e de auto-observação dos sujeitos do
estudo.