A PARTICIPAÇÃO CÍVICA E SOCIAL NAS UNIVERSIDADES SENIORES: A PERCEÇÃO DOS LÍDERES E PROFESSORES Artigo de Conferência uri icon

resumo

  • Esta comunicação insere-se numa investigação desenvolvida no âmbito do doutoramento em Ciências da Educação, que tem como objetivo principal analisar criticamente a forma como as Universidades Seniores (US) do Nordeste Transmontano promovem a participação cívica e social dos adultos mais velhos. A investigação inclui dois estudos, sendo que nesta comunicação pretendemos apresentar o segundo estudo, que visa dar a conhecer como as US, através da voz dos líderes e dos professores valorizam a participação cívica e social das pessoas mais velhas, pelo que se torna necessário clarificar estes conceitos A metodologia adotada foi de natureza qualitativa, descritiva com análise de conteúdo das respostas dos participantes (Bardin, 2015). Como instrumento de recolha de dados utilizou-se a entrevista semiestruturada, realizada com base num guião elaborado para o efeito. Na análise de conteúdo foram consideradas duas categorias definidas a priori: i) oferta formativa, que inclui duas subcategorias - oferta formativa (2023/2024); participação na elaboração/organização do plano de atividades; ii) participação cívica e social, que engloba seis subcategorias - perceção sobre participação cívica e social; participação; comunidade; efeitos da participação; contributos; estratégias. Neste estudo participaram duas US, selecionadas com base na aplicação de critérios específicos. Como resultados, esperamos encontrar exemplos indicados pelos líderes e professores sobre a forma como se realiza a participação cívica e social sustentada em momentos de interação intergeracional e de divulgação da US à comunidade. Outro resultado esperado incide sobre a referência a projetos e iniciativas dos alunos das US com impacto na comunidade.

data de publicação

  • maio 1, 2024