Escrita e (in)sucesso escolar Artigo de Conferência uri icon

resumo

  • Os documentos curriculares destacam a importância da escrita nos processos de aquisição, elaboração e expressão do conhecimento, concebendo-a como uma competência transversal e multifuncional, como uma ferramenta de aprendizagem determinante para o sucesso escolar dos alunos. Por conseguinte, é necessário investir na sua aprendizagem atempada. A investigação tem revelado que o insucesso escolar precoce decorre das dificuldades de leitura e escrita reveladas pelos alunos nos anos iniciais, estando o insucesso escolar precoce na base do abandono escolar. Nesse sentido, é premente todo um investimento pedagógico para a superação das dificuldades de escrita dos alunos. Em Portugal, nos últimos anos, o foco no sucesso escolar tem pressionado as escolas a apresentarem propostas concretas de promoção do sucesso escolar. Este trabalho analisa a conceção de sucesso escolar nos atuais documentos normativos vigentes e preconiza a metodologia ou trabalho de projeto no ensino da escrita, tendo em vista o sucesso escolar.

data de publicação

  • janeiro 1, 2021