Promoção do aleitamento materno Artigo de Conferência uri icon

resumo

  • O conhecimento das mulheres sobre o tempo de amamentação é menor que o tempo preconizado na literatura científica ou pelas organizações de saúde. Fazer uma revisão sistemática da literatura sobre promoção do aleitamento materno.Foi realizada uma revisão de literatura na base de dados LILACS, MEDLINE E SCIELO, entre os anos 2003 e 2013, com base nos seguintes descritores: “Aleitamento materno”, amamentação”, “promoção da saúde”, “saúde da criança”, “desmame”, saúde da mulher”, “cuidados de enfermagem”. Foram definidos como critérios de exclusão, puérperas com patologias, relatação e período anterior ao parto. Foram analisados 28 artigos submetidos aos critérios de exclusão, obtendo-se para amostra final desta revisão, 21 artigos. A maioria dos estudos foi realizada no Brasil, e o tempo de acompanhamento das mulheres ocorreu entre o parto e os 24 meses. Verificou-se que o conhecimento das puérperas relativamente à amamentação é determinante para o aumento das taxas de amamentação, no entanto é insuficiente. O apoio aos problemas comuns relacionados com a lactação devem ser manejados adequadamente evitando o desmame precoce. É necessário capacitar os profissionais envolvidos com a amamentação para que estejam aptos a identificar as mudanças do amamentar, melhorar essa prática e o sistema de apoio. As orientações dos profissionais de saúde e o investimento em campanhas de difusão apresentam-se como instrumentos eficazes de promoção. A participação ativa dos profissionais de saúde é essencial na promoção do aleitamento materno, tendo em conta todo o contexto social, sem esquecer o suporte ao ambiente e companheiro.

data de publicação

  • janeiro 1, 2013