Este trabalho foi desenvolvido com o objectivo de estudar o efeito da aplicação de dois regimes diferentes de aleitamento (amamentação vs. amamentação "nocturna" + ordenha) sobre a duração do período de anestro pós-parto, em cabras da raça Serrana, ecótipo Transmontano, paridas no final do Outono. Na cidade de Bragança (latitude 41° 49' N, longitude 6° 40' W e altitude 720 metros), mais precisamente na Quinta de Santa Apolónia, pertencente à Escola Superior Agrária de Bragança, um grupo de 24 cabras da raça Serrana, ecótipo Transmontano, com 4 a 5 anos de idade, foi escolhido para a realização deste estudo. A duração do intervalo médio de dias observados entre o parto e a primeira subida das concentrações plasmáticas de progesterona pós-parto (P>0,5ng/ml) foi de 54,0 ± 12,4 (40-95 dias). A duração da primeira fase lútea pós-parto foi curta em 58,3% das cabras e normal nas restantes 41,7%. A duração do intervalo médio de dias registados entre o parto e o 10 cio pós parto foi de 56,3 ± 18,7. A retoma da actividade sexual pós-parto não variou significativamente em função do regime de aleitamento utilizado. The main aim of this paper was lo study the effect of two different rearing regimes
(permanent rearing vs. "nocturnal" rearing + daily milking) on postpartum anoestrus
on Portuguese Serrana goats, ecotype Transmontano, kidded at falI. Present study
was performed in Bragança (latitude 41 0 49' N, longitude 60 40' W and altitude 720 meters),
at the Agrarian Superior School farm of Sta Apolónia. Twenty-four adult (4-5
years old) Serrana goats were selected for this study. Mean interval between kidding
and first postpartum increase in plasmatic concentration of progesterone (P>0.5 ng/ml) was of 54.0 ± 12.4 days. About 58.7% of the Serrana goats presented a •short"
first luteal phase while the other 41 .3% presented a "normal" one. Mean interval
between kidding and first postpartum heat was of 56.3 ± 18.7 days. Serrana goats
return to sexual activity did not vary significantly according lo rearing regime.
Este trabalho foi desenvolvido com o objectivo de estudar o efeito da aplicação de dois regimes diferentes de aleitamento (amamentação vs. amamentação “nocturna” + ordenha) sobre a duração do período anovulatório pós-parto, em cabras da raça Serrana, ecótipo Transmontano, paridas no final do Outono. A retoma da actividade sexual pós-parto não variou significativamente em função do regime de aleitamento empregue.
autores
Teresa Maria Montenegro de Araújo Almendra Correia