Educação para a cidadania: contributos da pedagogia crítica para a formação de professores Artigo de Conferência uri icon

resumo

  • A educação para a cidadania é, na atualidade, concetualizada como uma área transversal e incontornável nas intencionalidades educativas no Ensino Básico. A democratização no acesso à educação e a consequente diversidade dos públicos escolares transporta consigo novos desafios e novas exigências aos profissionais da educação, que se confrontam com crianças e jovens que crescem em realidades socioculturais que, em determinados casos, se afastam ostensivamente dos padrões culturais hegemónicos. Neste contexto, importa refletir sobre as exigências da formação de educadores/professores, sobretudo tendo em consideração que promover o desenvolvimento, nas crianças, de valores e atitudes relacionadas com a cidadania global, exige que os próprios profissionais da educação tenham oportunidade de se posicionarem criticamente face às suas conceções culturalmente definidas sobre estas questões. É objetivo desta comunicação convocar a pedagogia crítica para a fundamentação de uma reflexibilidade centrada na sala de aula, questionando a forma como as instituições e os professores do ensino superior contribuem de forma (mais ou menos) intencional para o desenvolvimento destas competências nos educadores/professores em formação. As problemáticas decorrentes da crise económica, dos sentimentos de insegurança face à ameaça terrorista, das migrações e do ressurgimento de sentimentos de xenofobia e preconceito religioso conduzem à tomada de consciência de que o pensar e o fazer educativos têm de reabilitar a sua dimensão utópica. Pensar os processos educativos como potenciadores de mudança social implica transformar a formação de professores numa prática reflexiva de cidadania ativa, comprometida e questionante.

autores

  • Bergano, S.

data de publicação

  • janeiro 1, 2016